Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

35 IMG 6850 Jornadas Monserrate Emigus (1)

Música

Jazz em Monserrate

Jazz em Monserrate

A oportunidade de realizar um ciclo de jazz nos jardins do Palácio de Monserrate é fértil e inspiradora sob vários pontos de vista. Em primeiro lugar, pelo sinal que se transmite do prazer do reencontro, da partilha, do desfrutar do património, da natureza e da expressão artística. Trata-se de uma mensagem forte e um apelo para desfrutarmos do nosso direito à alegria do convívio em todas as suas vertentes após um período de instabilidade e com restrições do ponto de vista pessoal e social devido à pandemia que tanto afectou as nossas vidas.

 

O cenário será certamente muito inspirador. Património Mundial, os parques e palácios de Sintra são um local privilegiado de contacto com a cultura e natureza. Mais concretamente, o parque do Palácio de Monserrate é um local idílico na sua nostalgia romântica, e uma jóia de intervenção paisagística.

 

Por outro lado, Portugal tem uma riquíssima actividade na área do jazz, com nomes e grupos que têm realizado um trabalho notável e reconhecido internacionalmente pela sua criatividade, qualidade e variedade. Tendo como forças motrizes o diálogo,  a espontaneidade e a expressão interpessoal, o jazz é ele também um espaço de (re)encontros, de reflexão estética e fruição artística.

 

Desta forma, o presente ciclo de concertos possibilitará uma experiência muito especial, oferecendo a todos os presentes um enriquecedor diálogo entre a música, o património e a natureza.

 

O ciclo procura uma identidade artística bem vincada. Nesse sentido a selecção dos grupos participantes teve como linhas orientadoras vários aspectos, como a qualidade artística, quer nos nomes mais consagrados quer nas apostas mais jovens; a coerência estética e artística, mas apostando também na variedade de estilos; um forte carácter de identidade individual e de grupo, assim como no processo de pesquisa, e de reflexão estética e composicional; por fim pretendeu-se igualmente dar a conhecer diversas correntes do jazz português contemporâneo.

 

Através deste ciclo esperamos assim contribuir para a divulgação e criação artística na área do jazz português, projectando a imagem dos Parques de Sintra, propondo outras formas de desfrutar da natureza e do património histórico, cultural e musical.

 

PEDRO MOREIRA - Conceção artística do ciclo

(Pedro Moreira escreve segundo a antiga ortografia)

Alteração de local de concerto de 15/09/2022 - Afonso Pais - O Que Já Importa (atualizado a 13/09/2022, às 14:00)

Para garantir uma melhor experiência do público face à previsão de chuva para este dia, este concerto realizar-se-á no Centro Cultural Olga Cadaval (Auditório Acácio Barreiros ), em Sintra. Não se realizará ao ar livre, no Parque de Monserrate.

Logos Site Jazz Monserrate V6

Casa de Chá de Monserrate

Aberta nos dias de concerto, entre as 18h30 e as 20h30.

Comprar bilhetes para cada concerto

Preçário

Bilhete 1 concerto
15 €
Bilhete ciclo (4 concertos)
51 €

Bilhetes incluem visita livre ao Parque e Palácio de Monserrate a partir das 18h30

Datas

15 a 18 de setembro, às 19h30

Local

Mais informações

  • Aconselha-se a utilização de transportes públicos no acesso ao Parque de Monserrate. O horário da carreira 435 da Scotturb, que assegura a ligação entre a estação ferroviária de Sintra e o Parque de Monserrate, será prolongado nos dias de concerto. 
  • O público senta-se na relva, que tem uma inclinação pronunciada.    
  • Para maior conforto, recomenda-se o uso de agasalho, calçado confortável e manta.

Classificação

Maiores de 6 anos

Promotor

  • Parques de Sintra

Produção

  • Clave na Mão

Apoios

  • BPI | Fundação "la Caixa"
  • Tranquilidade
  • Altice Empresas (parceiro tecnológico)
  • Antena 2 (media partner)
  • SAPO (media partner)