Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

35 IMG 6850 Jornadas Monserrate Emigus (1)

Música

Jazz em Monserrate

Jazz em Monserrate

A oportunidade de realizar um ciclo de jazz nos jardins do Palácio de Monserrate é fértil e inspiradora sob vários pontos de vista. Em primeiro lugar, pelo sinal que se transmite do prazer do reencontro, da partilha, do desfrutar do património, da natureza e da expressão artística. Trata-se de uma mensagem forte e um apelo para desfrutarmos do nosso direito à alegria do convívio em todas as suas vertentes após um período de instabilidade e com restrições do ponto de vista pessoal e social devido à pandemia que tanto afectou as nossas vidas.

 

O cenário será certamente muito inspirador. Património Mundial, os parques e palácios de Sintra são um local privilegiado de contacto com a cultura e natureza. Mais concretamente, o parque do Palácio de Monserrate é um local idílico na sua nostalgia romântica, e uma jóia de intervenção paisagística.

 

Por outro lado, Portugal tem uma riquíssima actividade na área do jazz, com nomes e grupos que têm realizado um trabalho notável e reconhecido internacionalmente pela sua criatividade, qualidade e variedade. Tendo como forças motrizes o diálogo,  a espontaneidade e a expressão interpessoal, o jazz é ele também um espaço de (re)encontros, de reflexão estética e fruição artística.

 

Desta forma, o presente ciclo de concertos possibilitará uma experiência muito especial, oferecendo a todos os presentes um enriquecedor diálogo entre a música, o património e a natureza.

 

O ciclo procura uma identidade artística bem vincada. Nesse sentido a selecção dos grupos participantes teve como linhas orientadoras vários aspectos, como a qualidade artística, quer nos nomes mais consagrados quer nas apostas mais jovens; a coerência estética e artística, mas apostando também na variedade de estilos; um forte carácter de identidade individual e de grupo, assim como no processo de pesquisa, e de reflexão estética e composicional; por fim pretendeu-se igualmente dar a conhecer diversas correntes do jazz português contemporâneo.

 

Através deste ciclo esperamos assim contribuir para a divulgação e criação artística na área do jazz português, projectando a imagem dos Parques de Sintra, propondo outras formas de desfrutar da natureza e do património histórico, cultural e musical.

 

PEDRO MOREIRA - Conceção artística do ciclo

(Pedro Moreira escreve segundo a antiga ortografia)

Logos Site Jazz Monserrate V2

Preçário

Bilhete 1 concerto
15 €
Bilhete ciclo (4 concertos)
51 €

Bilhetes incluem visita livre ao Parque e Palácio de Monserrate a partir das 18h30

Datas

15 a 18 de setembro, às 19h30

Local

Mais informações

  • Aconselha-se a utilização de transportes públicos no acesso ao Parque de Monserrate.
  • Recomenda-se a utilização de agasalho quente e calçado confortável.
  • Pessoas com mobilidade reduzida terão apoio no acesso ao relvado de Monserrate.

Classificação

Maiores de 6 anos

Promotor

  • Parques de Sintra

Produção

  • Clave na Mão

Apoios

  • BPI | Fundação "la Caixa"
  • Tranquilidade
  • Antena 2