Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Jardins e Histórias no Palácio de Queluz

Flores Queluz EMIGUS 25
Novidade

Local

Jardins do Palácio Nacional de Queluz, no laranjal em frente ao Pavilhão Robillion *

Data

26 abril 2022

Hora

14h00

Participação

Gratuita mediante aquisição de entrada nos jardins

Idioma

Português

“Se quiser falar ao coração do homem, tem de contar uma história. Dessas em que não faltam animais ou deuses e muita fantasia. Porque é assim, suave e docemente que se despertam consciências.” (Jean de La Fontaine)

 

Palco de brincadeiras de príncipes e princesas, nos jardins do Palácio Nacional de Queluz ecoam ainda, na nossa imaginação, os risos das crianças que se deixaram perder nos labirintos de buxo e brincaram com os jatos de água dos lagos e fontes nos quentes dias de verão.

 

Para celebrar o Dia Europeu dos Jardins Históricos, no dia 26 de abril às 14h00 a contadora de histórias São Bernardes envolverá os mais pequeninos no universo mágico das palavras contadas, levando-os à descoberta de um conjunto de histórias, lendas e memórias sobre jardins, extraídas de diversos contos de autores portugueses e estrangeiros e adaptados aos jardins históricos do Palácio Nacional de Queluz.

 

Todas as crianças visitantes dos jardins do Palácio Nacional de Queluz são convidadas a participar! Basta dirigirem-se ao laranjal em frente ao Pavilhão Robillion às 14h00. 

 

* Em caso de chuva, os contos serão narrados no auditório do Palácio Nacional de Queluz, com participação limitada à capacidade do espaço. Por favor informe-se na bilheteira.

São Bernardes, contadora de histórias

"Sou uma viajante de sonhos e pertenço à terra selvagem, ao vento Sul e ao sol nascente… sou dona do que apenas posso transportar comigo: contos, histórias e lendas. Deixo que a minha memória seja o meu saco de viagem. Sou e sempre fui uma apaixonada por histórias e pela magia das palavras que se soltam no vento. Engenheira de formação, mas recentemente retomei um sonho de há muito tempo, escrever e contar histórias. Criar um momento em que possa transportar, os outros, num vento mágico que nos leva ao mundo da fantasia e dos sonhos." (São Bernardes)

 

Formação como narradora:

  • Jardim dos Contos – formação inicial da Escola de Narração - Estórias de se tirar do chapéu, lecionado pelos narradores orais Bruno Batista e Sílvia Romero (Lisboa, junho de 2013);
  • Oficina "Laboratórios de contadores de histórias", lecionado pelo narrador Rodolfo Castro, realizado na Biblioteca Camões (Lisboa outubro-novembro de 2013);
  • Workshop “Leitura criativa e narração oral" lecionado pelo narrador Rodolfo Castro (Estoril, maio de 2014).

 

Formação em Escrita Criativa:

  • Curso Online de Escrita Criativa da UnYLeYa, com o Professor João de Mancelos (junho-julho de 2012);
  • Oficina “Conta-me um Conto” da Bertrand Livreiros, com Formadora Lara Barradas (setembro de 2021);
  • Oficina “Escrever um Livro Infantil”, do Laboratório de Escrita, com a formadora Lara Barradas (abril de 2022).

 

Experiência enquanto contadora:

  • Sessões de contos na Livraria Gatafunho;
  • Participação no Festival literário “Contacto” no Palácio Baldaya (Benfica, abril de 2018);
  • Sessões em escolas, no âmbito de atividades de férias.

Este é um evento integrado nas comemorações do III Dia Europeu dos Jardins Históricos.

Imagem Site 09

Mais informações

  • A participação nesta sessão pressupõe aquisição de bilhete para o Palácio Nacional de Queluz ou apenas para os Jardins.
  • Não é necessária inscrição prévia.
  • Adquira o seu bilhete online e beneficie de 5% de desconto.

Saber mais