Jardins e Histórias no Palácio de Queluz
“Se quiser falar ao coração do homem, tem de contar uma história. Dessas em que não faltam animais ou deuses e muita fantasia. Porque é assim, suave e docemente que se despertam consciências.” (Jean de La Fontaine)
Palco de brincadeiras de príncipes e princesas, nos jardins do Palácio Nacional de Queluz ecoam ainda, na nossa imaginação, os risos das crianças que se deixaram perder nos labirintos de buxo e brincaram com os jatos de água dos lagos e fontes nos quentes dias de verão.
Para celebrar o Dia Europeu dos Jardins Históricos, no dia 26 de abril às 14h00 a contadora de histórias São Bernardes envolverá os mais pequeninos no universo mágico das palavras contadas, levando-os à descoberta de um conjunto de histórias, lendas e memórias sobre jardins, extraídas de diversos contos de autores portugueses e estrangeiros e adaptados aos jardins históricos do Palácio Nacional de Queluz.
Todas as crianças visitantes dos jardins do Palácio Nacional de Queluz são convidadas a participar! Basta dirigirem-se ao laranjal em frente ao Pavilhão Robillion às 14h00.
* Em caso de chuva, os contos serão narrados no auditório do Palácio Nacional de Queluz, com participação limitada à capacidade do espaço. Por favor informe-se na bilheteira.
São Bernardes, contadora de histórias
"Sou uma viajante de sonhos e pertenço à terra selvagem, ao vento Sul e ao sol nascente… sou dona do que apenas posso transportar comigo: contos, histórias e lendas. Deixo que a minha memória seja o meu saco de viagem. Sou e sempre fui uma apaixonada por histórias e pela magia das palavras que se soltam no vento. Engenheira de formação, mas recentemente retomei um sonho de há muito tempo, escrever e contar histórias. Criar um momento em que possa transportar, os outros, num vento mágico que nos leva ao mundo da fantasia e dos sonhos." (São Bernardes)
Formação como narradora:
- Jardim dos Contos – formação inicial da Escola de Narração - Estórias de se tirar do chapéu, lecionado pelos narradores orais Bruno Batista e Sílvia Romero (Lisboa, junho de 2013);
- Oficina "Laboratórios de contadores de histórias", lecionado pelo narrador Rodolfo Castro, realizado na Biblioteca Camões (Lisboa outubro-novembro de 2013);
- Workshop “Leitura criativa e narração oral" lecionado pelo narrador Rodolfo Castro (Estoril, maio de 2014).
Formação em Escrita Criativa:
- Curso Online de Escrita Criativa da UnYLeYa, com o Professor João de Mancelos (junho-julho de 2012);
- Oficina “Conta-me um Conto” da Bertrand Livreiros, com Formadora Lara Barradas (setembro de 2021);
- Oficina “Escrever um Livro Infantil”, do Laboratório de Escrita, com a formadora Lara Barradas (abril de 2022).
Experiência enquanto contadora:
- Sessões de contos na Livraria Gatafunho;
- Participação no Festival literário “Contacto” no Palácio Baldaya (Benfica, abril de 2018);
- Sessões em escolas, no âmbito de atividades de férias.
Este é um evento integrado nas comemorações do III Dia Europeu dos Jardins Históricos.