PANDEMIA /// Alterações no funcionamento de algumas Cafetarias e Bilheteiras (consultar Planear a visita)

Exposição "Altar de Muertos"

Altar Muertos Site 02
Novidade

Onde

Palácio de Monserrate

Quando

De 30 de outubro a 8 de novembro de 2020, das 09h30 às 18h30

Evocando uma tradição que marca esta época do ano, o Palácio de Monserrate expõe um “Altar de Muertos”, juntamente com um conjunto de fotografias dedicado ao tema “Día de Muertos no México”, que retrata momentos e espaços originados pela celebração deste ritual.

Evento organizado conjuntamente pela Parques de Sintra e pela Embaixada do México em Portugal.

Sobre o "Día de Muertos"

O “Día de Muertos”, celebrado a 2 de novembro, é uma das festas populares mais importantes do México, em que se recordam os entes queridos que já faleceram, erguendo altares em sua homenagem. A tradição baseia-se na crença de que, nesta altura do ano, as “almas” dos mortos podem “visitar” os seus parentes. As luzes das lamparinas simbolizam os “faróis” que guiam cada alma até ao respetivo altar e às oferendas que lhe são dedicadas. Como tal, é simultaneamente um dia de oração e de festa.

Esta comemoração mexicana tem origens pré-hispânicas, mas manteve-se viva até ao presente, pois conseguiu adaptar-se à religião Católica, trazida pelos espanhóis, e sobreviveu através dos séculos. Assim, o calendário atual desta festa coincide com festividades cristãs, como o Dia de Todos os Santos, que assinala a 1 novembro, e o Dia dos Fiéis Defuntos, que se comemora no dia 2 do mesmo mês. Segundo a tradição mexicana, o dia 1 de novembro é dedicado aos que morreram na infância e o dia seguinte aos que faleceram na idade adulta. 

O "Día de Muertos" foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2008, sendo considerado um símbolo da identidade nacional do México.

Sobre o Jardim do México do Parque de Monserrate

O Parque e Palácio de Monserrate têm uma ligação especial à cultura mexicana. Um dos espaços marcantes do Parque de Monserrate é o Jardim do México, onde é possível contemplar uma vasta coleção de espécies botânicas oriundas daquele território, entre elas, a "tagetes erecta" ou cravo-túnico, conhecido como "flor dos mortos".

Tarifário

Gratuito, mediante aquisição de bilhete para o Parque e Palácio de Monserrate