Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de algumas Cafetarias e Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada (apenas disponível para saídas do parque)

Parques De Sintra Palacio De Queluz

Recantos

Palácio e Jardins de Queluz

Parques De Sintra Palacio De Queluz Sala Jantar

Foi utilizada como sala de jantar num período tardio de habitação real, já no século XIX. Na realidade, a noção de Sala de Jantar, como um espaço fixo onde se tomam refeições, é tardia.

 

O local onde era literalmente “posta a mesa” – que podia consistir apenas numa estrutura simples de madeira coberta de tecido – variava segundo a ocasião, o gosto pessoal dos monarcas e a própria localização dos seus apartamentos privados.
Por vezes, para dar maior destaque à última parte da refeição, a chamada “mesa do decer“ – do termo francês dessert, que significa sobremesa – era montada numa sala contígua. Abundavam os frutos e doces à base de ovos e amêndoas, em que a gastronomia portuguesa é ainda hoje tão rica.


A decoração da mesa do “decer” era de grande riqueza e exuberância decorativa. Sobre ela eram exibidos ricos conjuntos em porcelana de Meissen ou em prata.

 

Ao centro da Sala de Jantar, merece destaque o conjunto de lavabo, constituído por fonte e bacia, em porcelana da China, que servia para lavar as mãos depois da refeição.