
Recantos
Palácio e Jardins de Queluz
Arte Equestre em Queluz

Construído no reinado de D. João V, o Palácio e Jardins de Queluz constituem uma unidade patrimonial cujo período áureo foi a época de setecentos, durante o reinado de D. Pedro III e D. Maria I. Conhecidos pelos sofisticados eventos sociais, o Palácio e Jardins de Queluz recebiam a corte num ambiente de requinte e beleza, reflexo das influências francesa e italiana da época.
A Escola Portuguesa de Arte Equestre está sediada nos jardins do Palácio e foi criada para promover o ensino, a prática e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa. A Parques de Sintra instalou, em 2015, no Palácio Nacional de Queluz, a única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre. A Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança, VIII Marquês de Marialva, dispõe de 1.400 títulos, alguns dos quais são exemplares raros.
Nesta aliciante aventura na história, percorre-se o caminho que levará à descoberta das Cavalariças da Rainha D. Amélia, hoje com uma sala interpretativa que conta a história da Escola. Haverá ainda tempo para assistir às atividades dos tratadores e ficar a conhecer os cavalos da Escola. É possível também observar os treinos que diariamente se fazem nos picadeiros de Queluz.