Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso.

Parques De Sintra Palacio De Queluz

Recantos

Palácio e Jardins de Queluz

Carlos Tomás Com Elvético E Vasco Gaiolas Pinto Com Cajado Créditos Pedro Yglesias (2)

Construído no reinado de D. João V, o Palácio e Jardins de Queluz constituem uma unidade patrimonial cujo período áureo foi a época de setecentos, durante o reinado de D. Pedro III e D. Maria I. Conhecidos pelos sofisticados eventos sociais, o Palácio e Jardins de Queluz recebiam a corte num ambiente de requinte e beleza, reflexo das influências francesa e italiana da época. 

 

A Escola Portuguesa de Arte Equestre está sediada nos jardins do Palácio e foi criada para promover o ensino, a prática e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa. A Parques de Sintra instalou, em 2015, no Palácio Nacional de Queluz, a única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre. A Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança, VIII Marquês de Marialva, dispõe de 1.400 títulos, alguns dos quais são exemplares raros.

 

Nesta aliciante aventura na história, percorre-se o caminho que levará à descoberta das Cavalariças da Rainha D. Amélia, hoje com uma sala interpretativa que conta a história da Escola. Haverá ainda tempo para assistir às atividades dos tratadores e ficar a conhecer os cavalos da Escola. É possível também observar os treinos que diariamente se fazem nos picadeiros de Queluz. 

Visita contextualizada

Pode também realizar este percurso no âmbito de uma visita contextualizada. Saiba mais aqui.

Em regime de visita livre

Caso pretenda descobrir este roteiro de arte equestre de forma independente, sem reserva prévia nem acompanhamento de um guia, poderá fazê-lo, no seu percurso pelos jardins do Palácio Nacional de Queluz. No entanto, nesta modalidade de visita o acesso aos treinos, à atividade dos tratadores, ou à Biblioteca de Arte Equestre não é garantido, uma vez que está dependente do horário de funcionamento destas atividades e serviços. Estas componentes da visita estão apenas garantidas no âmbito de reserva prévia de visita contextualizada.