Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Carrossel, Creditos Afonso Bordallo Rodrigues (Baixa Resolução)

O ensino do cavalo inicia-se pela chamada Baixa Escola, tendo o animal que aprender a executar, num equilíbrio perfeito, os três andamentos básicos: passo, trote e galope. Esta fase inicial inclui também marchas laterais, espáduas a dentro e passagens de mão isoladas.

 

Numa fase posterior, o cavalo inicia a aprendizagem dos exercícios de Alta Escola praticados na Picaria Real, como a passage, o piaffer, as piruetas, as passagens de mão a tempos aproximados e também os “ares altos” como as levadas, as pousadas, as corvetas, balotadas e capriolas. Os “ares altos” constituem o esplendor da Equitação Barroca, o primor máximo da equitação do século XVIII. Para o ensino dos “ares altos” os Picadores recorrem aos trabalhos à vara. O principal exercício preparatório é o piaffer e respetivas transições ao passo, ao trote, ao galope e ao parado. O trabalho à vara permite melhorar a flexibilidade e a mobilização lateral dos cavalos, fazendo com que gradualmente se concentrem, jogando com o seu centro de gravidade.

 

Os principais ''ares altos'' são as levadas, pousadas, corvetas, balotadas e capriolas.