Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de Cafetarias e horários de algumas Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada

00C CM

Roteiro

1000 anos de Sintra

Espaços a visitar

Castelo dos Mouros
Vila Sassetti
Palácio Nacional de Sintra

Para conhecer bem Sintra, é preciso saber a sua história. Este roteiro acompanhado, de meio dia, leva à descoberta das memórias dos povos que aqui se sucederam e complementaram. Inicia-se com uma visita ao Castelo dos Mouros, onde é possível tomar contacto com a herança árabe deste território e apreciar as magníficas vistas. Segue-se uma caminhada por um dos mais belos percursos pedestres para chegar à vila de Sintra: o percurso da Vila Sassetti, que inclui um surpreendente edifício inspirado nos castelos da Lombardia para admirar e jardins com trilhos sinuosos, por onde serpenteia uma linha de água. O roteiro termina com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra, último sobrevivente dos palácios medievais portugueses e testemunho da multiculturalidade local.

04 1000 Anos De Sintra

MEIO DIA

Com início às 10h00

MÉDIA

Algumas subidas acentuadas

Fotografia

Permitida, para fins particulares, sem tripé e sem uso de flash nos interiores

Percurso

A pé, com alguns trajetos de longa distância e subidas acentuadas

Castelo dos Mouros

MANHÃ

Este roteiro está pensado para que dele possa usufruir sem preocupações. A única coisa em que tem de pensar é em tirar partido da caminhada, encher os pulmões de ar puro e absorver a beleza dos inúmeros recantos que há para descobrir. Este périplo inicia-se com a visita ao Castelo dos Mouros, implantado, cerca do século X, sobre um forte maciço rochoso num dos pontos mais elevados da serra. Devido à sua posição altaneira e proximidade do oceano, servia de posto de atalaia para a defesa da costa Atlântica e do acesso marítimo à cidade de Lisboa. Apresenta duas cinturas de muralhas, entre as quais se encontra a antiga Igreja de São Pedro de Canaferrim.

07 CM Centrointerpretacaocmouros2
1
10 min

Centro de Interpretação do Castelo dos Mouros

10:10
10 min

Fundada no século XII, a Igreja de São Pedro de Canaferrim funcionou como igreja paroquial até ao século XIV. Encontra-se, hoje, convertida em Centro de Interpretação do Castelo dos Mouros, onde se encontram expostos os objetos recolhidos nas escavações arqueológicas decorridas entre 2009 e 2013, através dos quais é possível percorrer a história do castelo.

Ver Detalhe
08 CM Necropolecrista2
2
5 min

Necrópole Cristã

10:20
5 min

Após a conquista de D. Afonso Henriques, o antigo bairro islâmico foi destruído e ocupado pela necrópole cristã da Igreja de São Pedro de Canaferrim. A escavação arqueológica do cemitério demonstrou que este foi usado durante cerca de 300 anos. Numerosos artefactos neolíticos foram também encontrados neste local, sendo um dos mais relevantes um vaso completo, do V milénio a.C..

Ver Detalhe
09 CM Parmas2
3
5 min

Praça de Armas

10:25
5 min

Esta praça entre muralhas, a céu aberto, era utilizada para a concentração da guarnição militar. No século XIX, as reformas que D. Fernando II empreendeu no castelo transformaram este local no espaço de contemplação de inspiração romântica.

Ver Detalhe
10 CM Alcacova2
4
10 min

Alcáçova

10:30
10 min

A Alcáçova era o último reduto da fortaleza e integra a torre de menagem do castelo. Localiza-se num dos pontos mais altos das muralhas e dela tem-se uma ampla vista sobre a várzea a norte da serra e o oceano Atlântico.

Ver Detalhe
11 CM Muralhas2
5
15 min

Muralhas

10:40
15 min

Nas muralhas do castelo são visíveis diversas fases de construção, que evidenciam as suas alterações ao longo dos tempos. Os caminhos de ronda que a percorrem permitem a observação de uma paisagem ímpar.

Ver Detalhe
12 CM Treal2
6
10 min

Torre Real

10:55
10 min

Situada no lado oposto à Alcáçova, a Torre Real é o ponto mais alto destas muralhas e proporciona uma espetacular vista da serra, com especial destaque para o Palácio da Pena.

Ver Detalhe
Parques De Sintra Castelo Dos Mouros Praca Armas
7
15 min

Casa do Guarda

11:05
15 min

Na Casa do Guarda, existe uma cafetaria com uma agradável esplanada que convida a uma pausa e na qual lhe será servido um café retemperador. Pode assim ganhar forças para começar uma bela caminhada.

Ver Detalhe
Vila Sassetti

MANHÃ

Começa agora uma descida até ao Centro Histórico de Sintra, pelo percurso pedestre da Vila Sassetti.

06 VS Sassetti
8
30 min

Vila Sassetti

11:30
30 min

De traçado sinuoso e em sentido ascendente, o caminho pelo jardim convida a um andamento lento e à contemplação da natureza, numa caminhada através de um bosque de castanheiros e carvalhos permeado por linhas de água e rochas naturais. A arquitetura e a paisagem fundem-se harmoniosamente neste jardim, desenhado pelo cenógrafo Luigi Manini (1848-1936), e o exotismo da vegetação, os artifícios de água e os contrastes de luz e sombra conferem-lhe um pendor fortemente cenográfico. A casa, que se encontra a meia encosta, foi concebida para refúgio estival de Victor Carlos Sassetti (1851-1915), proprietário do lendário Hotel Braganza, em Lisboa, e do Hotel Victor, em Sintra. Também concebida por Luigi Manini, é inspirada nos castelos do norte de Itália, de onde eram originários o arquiteto e a família Sassetti.

Ver Detalhe
Palácio Nacional Sintra

MANHÃ

O roteiro termina com uma visita ao Palácio Nacional de Sintra, o palácio mais antigo de Portugal, que atravessou toda a história do país.

01 PNS Cisnes
9
5 min

Sala dos Cisnes

12:00
5 min

Esta é a maior sala do palácio, em que aconteciam as funções mais relevantes, como receções de embaixadas, banquetes e celebrações. Os cisnes brancos que decoram o teto contribuem para o nome por que é conhecida.

Ver Detalhe
02 PNS Pegas
10
5 min

Sala das Pegas

12:05
5 min

Já a designação desta sala deve-se às 136 pegas pintadas no teto. As aves seguram nos bicos a tarja com a divisa de D. João I, “por bem”, e nas patas, a rosa que poderá ser uma alusão à Casa de Lencastre, à qual pertencia a rainha D. Filipa.

Ver Detalhe
03 PNS Brasoes
11
5 min

Sala dos Brasões

12:10
5 min

Localizada no ponto mais elevado do Palácio, a Sala dos Brasões é o expoente máximo da intervenção manuelina no edifício e a mais importante sala heráldica de toda a Europa.

Ver Detalhe
04 PNS Aposentosdmariapia
12
10 min

Aposentos de D. Maria Pia

12:40
10 min

Localizados no piso superior da ala nascente do palácio, estes aposentos foram utilizados como residência de verão por D. Maria Pia de Saboia (1847-1911), a última rainha a habitar este palácio.

Ver Detalhe
05 PNS Pleao
12
40 min

Jardins e Pátio do Leão

13:00
40 min

No Pátio do Leão ser-lhe-á servido um reconfortante almoço. Depois, poderá ainda conhecer os jardins do Palácio Nacional de Sintra. O Jardim da Preta, cuja designação se deve à singular figura em relevo de uma mulher negra que ornamenta este local, foi recentemente restaurado.

Ver Detalhe
#PARQUESDESINTRA

SELECIONE AS SUAS AS MELHORES FOTOGRAFIAS E PARTILHE-AS

Este roteiro pode incluir:

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra

Palácio Nacional de Sintra

Info
Parques De Sintra Castelo Dos Mouros

Castelo dos Mouros

Info

Café da manhã e almoço

Info

Acompanhamento permanente

Info

Adquira já esta experiência.

 Comprar Bilhete