Alterações nos serviços devido à pandemia: ver secções Horários, Cafetarias e Lojas (em Planear a visita) | 15 maio 2021: Convento dos Capuchos encerrado durante o horário diurno; cortes de trânsito na via pública em Sintra devido à realização do Rali das Camélias (ver Como chegar, em Planear a visita)

Linhas do Tempo - Palácio Nacional da Pena

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena

Monumento

Palácio Nacional da Pena

Objetivo

Preparar a visita; explorar temas relacionados com este palácio

Produção de conteúdos

Conservadores e investigadores do Palácio Nacional da Pena

Acesso

Conteúdo gratuito

Palácio Nacional da Pena, o legado do “rei-artista”

Explore as diversas linhas cronológicas paralelas que enquadram os acontecimentos mais relevantes para o enquadramento daquele que é um dos expoentes do revivalismo eclético europeu, obra do rei D. Fernando II (1816-1885).

Cada acontecimento tem conteúdos em formato texto ou imagem, com ligações internas para outras linhas, o que permite relacionar a história deste palácio com os acontecimentos regionais, nacionais e internacionais.

Linhas cronológicas disponíveis

  • Linha Mundo: identifica acontecimentos marcantes da história do Ocidente e oferece marcos cronológicos que ajudam a situar os eventos nas restantes linhas.
  • Linha Portugal: enquadra os principais períodos e acontecimentos políticos e sociais que acompanharam a evolução do edifício.
  • Linha Personalidades: identifica as personalidades nacionais e internacionais que visitaram o edifício ao longo dos séculos.
  • Linha Mosteiro e Palácio: elenca os diferentes períodos de construção, transformação e ocupação do edifício até à atualidade.
  • Linha Chalet da Condessa d’Edla: dá a conhecer as diferentes fases de construção e ocupação daquela que é a “casa de regalo”, contrastando com o palácio.