Equipas operacionais da Parques de Sintra participaram em workshop de engenharia natural
16 dez. 2025
Em novembro, a Parques de Sintra, em parceria com a empresa Ecosalix, promoveu um workshop de engenharia natural na área de restauro de linhas de água e técnicas de proteção de solo, no qual participaram dezoito elementos das suas equipas operacionais.
A ação de formação começou pela componente teórica, com a apresentação dos conceitos e técnicas a utilizar, e contemplou, igualmente, uma vertente prática que consistiu na criação de estruturas de retenção de solo, de encaminhamento da drenagem natural das águas e de estabilização de taludes, usando os materiais naturais que compõem a zona a intervencionar.
Com este workshop, as equipas operacionais da Parques de Sintra ficaram capacitadas para aplicar técnicas de engenharia natural que são essenciais para salvaguardar os cerca de 1100 hectares de floresta sob sua gestão, sobretudo no contexto das intervenções pós-depressão Martinho — um fenómeno climático extremo e inédito, que, na noite de 19 para 20 de março deste ano, provocou a queda de cerca de 100 mil árvores na Serra de Sintra. No seguimento das operações de remoção de material lenhoso caído, entretanto realizadas, tornou-se necessário intervir no local com recurso a ferramentas de engenharia natural para evitar erosão e perda de solo, bem como para promover a estabilização de taludes e de margens fluviais.
A engenharia natural combina os princípios da engenharia com conceitos ecológicos, permitindo a construção de estruturas com material vegetal que garantem o correto funcionamento do sistema hídrico, minimizando o recurso a intervenções pesadas de engenharia civil. As suas técnicas contribuem para solucionar problemas de erosão e, simultaneamente, garantem condições para a naturalização das áreas afetadas, permitindo criar habitat para o desenvolvimento da flora nativa.