Palácio Nacional de Sintra acolheu visita e debate sobre estratégias museográficas num Palácio-Museu
19 mar. 2025
No passado dia 12 de março, o Palácio Nacional de Sintra, em articulação com a Rede Portuguesa de Museus (RPM), promoveu uma “Visita em Rede” dedicada ao tema “Heterogeneidade de estratégias integradas num Palácio-Museu” e destinada a técnicos de museus membros da RPM. O evento, cujas inscrições esgotaram, contou com a presença de Sofia Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, que deu as boas-vindas aos participantes, e com as intervenções de António Nunes Pereira, diretor dos Palácios geridos pela empresa, e dos conservadores Bruno A Martinho, Cláudio Marques e Fernando Montesinos.
Continuamente habitado desde o período medieval até ao final da monarquia, o Palácio Nacional de Sintra foi Paço Real durante mais de 600 anos e tem o estatuto de Palácio-Museu há mais de um século. A sucessiva utilização geracional ao longo do tempo, e sob diferentes regimes políticos, compreende desafios no que concerne à heterogeneidade de estratégias integradas num Palácio-Museu em relação ao seu arranjo museográfico. A reflexão em torno deste tema esteve na base da revisão museográfica iniciada em 2020, que se traduziu na estruturação da exposição de longa duração em núcleos temáticos coincidentes com as unidades arquitetónicas do complexo palatino.
Nesta visita técnica, foram abordadas as opções tomadas, de acordo com as reflexões no âmbito da museologia, da investigação histórica e da gestão das coleções, designadamente, a reintegração no circuito de visita dos Aposentos da Rainha D. Maria Pia (projeto em curso) sustentada numa segura base documental e iconográfica; a evocação histórica fundamentada com recurso a fontes de época, servindo de exemplo o Aposento Régio no paço joanino e a Casa do Conselho; e a abordagem “mais livre” adotada nas Câmaras de D. João III, devido à escassez de informação que ligue o edifício à coleção. Posteriormente, foi promovido um balanço/debate entre todos os participantes com base nos casos concretos do Paço de Sintra.
“Visitas em Rede” é uma iniciativa da Rede Portuguesa de Museus dirigida aos profissionais da área que consiste em visitas técnicas aos museus que a integram ou outros. Tem como objetivos promover a reflexão, a partilha de conhecimentos e o debate sobre temáticas relevantes para os técnicos que desenvolvem o seu trabalho nestas instituições culturais, sendo a organização da responsabilidade do museu proponente. Esta foi a quarta visita no âmbito do programa iniciado em outubro de 2024.


