5 setembro 2025 - Pena e Mouros com acesso rodoviário condicionado. Saiba mais

Prova de orientação, BTT, visitas temáticas e debate dão a conhecer património de Sintra

05 set. 2025

Neste ano de comemoração do trigésimo aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO, a rentrée de setembro dos jovens sintrenses vai muito além do regresso às aulas. Com a programação Sintra PH30 poderão viver experiências novas e arrojadas nos parques e monumentos que fazem de Sintra um lugar único no mundo, como uma prova de orientação no Parque da Pena e um percurso de BTT na Tapada D. Fernando II. Em Monserrate, a próxima talk aborda o “Património na Paisagem Cultural de Sintra”. Na Pena, há duas visitas guiadas por técnicos da Parques de Sintra: no Gabinete Árabe do Palácio, vão mostrar os bastidores da conservação e restauro da arte milenar dos estuques; no Parque, partilharão os desafios, as soluções encontradas e outras histórias de 25 anos de recuperação do maior arboreto de Portugal.

 

O mês de setembro arranca com a terceira talk da programação Sintra PH30, subordinada ao tema “Património na Paisagem Cultural de Sintra”, que decorre no dia 6, sábado, às 14h00, na Sala da Música do Palácio de Monserrate. Num primeiro momento, que recorda as vivências deste espaço no século XIX, os participantes serão convidados a assistir a uma pequena sonata para piano, interpretada por um músico profissional do Conservatório de Música de Sintra. Segue-se o debate com a participação de Carolina Carvalho, coordenadora da Direção Técnica para o Património Construído da Parques de Sintra, e moderação a cargo da jornalista Sandra Nobre.

 

Posteriormente, os primeiros 20 inscritos na talk usufruirão de uma visita guiada e de um lanche, servido na Quintinha de Monserrate, que inclui pão caseiro, chá, café e fruta da época.

 

Nos dias 13 e 14 de setembro, sábado e domingo, respetivamente, o Parque da Pena, um dos jardins mais emblemáticos do romantismo paisagístico em Portugal, recebe uma prova de orientação, que permite explorar, de forma original e envolvente, o espaço cuidadosamente desenhado pelo rei D. Fernando II, onde a natureza se alia à arquitetura para despertar emoções. Entre caminhos sinuosos, espécies botânicas oriundas de vários continentes e um intricado sistema de águas com lagos, tanques, fontes e cascatas, será um teste à destreza, ao raciocínio estratégico, ao espírito de equipa e à capacidade de observação dos participantes — requisitos essenciais para encontrar os pontos de controlo dispersos pelos 85 hectares do parque com o apoio de um mapa.

 

A prova realiza-se entre 10h00 e as 11h30 e entre as 14h00 e as 15h30. A cada 30 minutos arranca um grupo de participantes, que terá cerca de duas horas para completar o desafio integrado na tipologia Heritage Sports.

 

A 20 de setembro, às 10h30, o Palácio Nacional da Pena volta a acolher uma atividade Open Heritage, ou seja, uma visita temática guiada por técnicos da Parques de Sintra que desvenda bastidores ou estaleiros-abertos de intervenções de conservação e restauro em curso. Desta vez, os participantes serão convidados a conhecer as técnicas de conservação e restauro utilizadas para preservar a “Arte dos Estuques do Gabinete Árabe do Palácio da Pena”.

 

O uso do estuque como revestimento decorativo ou material de modelação é milenar e esta argamassa, que resulta da adição de gesso, água e cal, impõe a sua beleza na decoração do Gabinete Árabe do Palácio da Pena, que está, neste momento, a ser recuperado. Esta visita é uma oportunidade para os interessados por esta arte saberem mais sobre os pormenores deste trabalho que requer grande minúcia e que implica a execução de moldes e réplicas de elementos decorativos em estuque quando os originais se encontram degradados ao ponto de ser indispensável a sua substituição.

 

No dia seguinte, 21 de setembro, também às 10h30, é no Parque da Pena que se realiza mais uma atividade Open Heritage centrada no trabalho de 25 Anos de Recuperação do Parque da Pena. Em jeito de celebração, esta visita guiada por quem participou ativamente nos projetos que devolveram ao maior arboreto nacional a sua grandiosidade e biodiversidade aborda as histórias, os desafios e as soluções inovadoras que foram implementadas para recuperar a coleção botânica e as estruturas históricas que compõem esta paisagem única.

 

Ao longo do percurso, com a duração aproximada de uma hora e meia, será possível perceber como o equilíbrio entre o ambiente natural e a intervenção humana resultou num parque mais sustentável, sem perder a sua essência romântica do século XIX. Uma celebração da natureza, da história e da recuperação ambiental.

 

O último fim de semana do mês será para viver a aventura de pedalar pelos trilhos da Serra de Sintra e descobrir o diálogo entre a paisagem, o património e a biodiversidade sob uma nova perspetiva. Nos dias 27 (sábado) e 28 (domingo) de setembro, a programação Sintra PH30 convida famílias, grupos de amigos e participantes de todas as idades para um percurso de BTT pela Tapada D. Fernando II, nas imediações do Convento dos Capuchos.

 

Ao longo do caminho vão surgir desafios inesperados sobre gestão florestal sustentável, a importância da diversidade biológica e, ainda, a relação histórica entre o ser humano e este valioso património natural. Individualmente, em pares ou em equipa alargada, o objetivo é responder corretamente aos enigmas que carvalhos, pinheiros, sobreiros e outras espécies oferecerão ao longo deste trilho desconhecido da Paisagem Cultural de Sintra, que exige ritmo e atenção, privilegiando sempre a fruição da paisagem.

 

Nesta atividade Heritage Sports, cada grupo de 20 pessoas inicia o percurso em intervalos de 30 minutos, entre as 10h00 e as 11h30 e entre as 14h00 e as 15h30. Cada participante deve trazer a sua bicicleta, que pode ser de qualquer de tipo (montanha, passeio, etc).

 

A programação SINTRA PH30, que decorre ao longo de 2025, é composta por atividades exclusivas e tem como grande objetivo aproximar os jovens do património cultural, proporcionando-lhes experiências de exploração da natureza e dos monumentos de Sintra repletas de aventura, mistério e diversão.

 

As ações programadas dividem-se em quatro tipologias: HERITAGE SPORTS, com Gincanas do Património, Provas de Orientação, Geocaching, BTT e Caminhadas; ODD HERITAGE, com Escape Room, Murder Mystery e Ghost Experience em alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra; OPEN HERITAGE, com visitas aos bastidores ou a estaleiros-abertos de intervenções de conservação e restauro em curso; e TALKS, um conjunto de conversas sobre património cultural e natural, precedidas de uma breve atuação musical ao piano e complementadas por visitas.

 

A programação pode ser consultada na plataforma Sintra PH30, onde estão disponíveis as inscrições para as atividades (cuja capacidade é limitada), pelo custo simbólico de 1€ por participante.

 

Todos os participantes da programação SINTRA PH30 podem habilitar-se a prémios adicionais, caso marquem presença em 5 das 30 ações previstas para o ano de celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.

 

Na plataforma Sintra PH30, há, ainda, quizzes para aprender mais sobre o património de Sintra, bem como pistas determinantes para as atividades no terreno.

 

As celebrações do 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO são da responsabilidade da Parques de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e Fundação Cultursintra. 

Palacio Da Pena Aerea Credits PSML Wilsonpereira(2015)