Dos mistérios do Parque da Pena à herança dos frades ecologistas do Convento dos Capuchos
07 jul. 2025
Em julho, os dias quentes sabem melhor sob a sombra das árvores de Sintra. Por isso, este mês, é ao ar livre que decorrem as atividades integradas na programação Sintra PH30, que, no trigésimo aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO, tem convidado os jovens a viver experiências diferenciadoras neste cenário singular. Seja através de uma caminhada orientada no luxuriante Parque da Pena ou em visitas guiadas ao Convento dos Capuchos, para conhecer a herança dos frades ecologistas e o projeto de restauro que recebeu um prémio europeu, há sempre surpresas à espera de quem visita Sintra.
Nos dias 12 e 13 de julho, sábado e domingo, respetivamente, é no microclima do romântico Parque da Pena, projeto do rei D. Fernando II, que decorre uma caminhada orientada, entre centenas de espécies de árvores exóticas que convivem com a floresta nativa. Nesta atividade, integrada na tipologia Heritage Sports, os participantes serão convidados a trilhar os caminhos serpenteantes do mais importante arboreto de Portugal, deixando-se surpreender pelos seus recantos, construções enigmáticas e vistas arrebatadoras.
A caminhada em formato de aventura, inesperadamente pontuada por desafios e enigmas vindos das árvores, de outros tempos e de outras partes do mundo, tem cerca de duas horas de duração. Realiza-se em diversos horários entre as 10h00 e as 18h00, para um limite de 25 pessoas.
A 18 e 19 de julho, o Convento dos Capuchos, conjunto monástico franciscano fundado em 1560 num lugar recôndito e inóspito da Serra de Sintra, acolhe duas visitas temáticas e exclusivas no âmbito das ações Open Heritage, com a lotação máxima de 15 pessoas cada.
No dia 18 de julho, sexta-feira, às 10h30, a visita Recuperação da Memória - A investigação e restauro do Convento dos Capuchos, conduzida por técnicos da Parques de Sintra, dá a conhecer o projeto de conservação e restauro que a empresa levou a cabo neste monumento – um trabalho que foi distinguido com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa em 2022.
Durante cerca de duas horas e meia, os participantes terão oportunidade de tomar contacto com a complexidade desta intervenção que foi precedida de um estudo histórico aprofundado, de um extenso inventário e do levantamento compreensivo de todos os materiais utilizados no sistema construtivo e infraestruturas existentes. Paralelamente, estudos arqueológicos trouxeram à luz objetos que permitiram compreender melhor as vivências dos frades desta casa conventual.
No dia seguinte, também às 10h30, é tempo de explorar A Mata do Convento dos Capuchos: Herança dos Frades Ecologistas. Esta visita, de aproximadamente duas horas, desenrola-se no ambiente único e envolvente da floresta primitiva da Serra de Sintra, preservada pela mão dos frades franciscanos.
O percurso começa no Convento dos Capuchos, uma ode à simplicidade e símbolo máximo da comunhão com a natureza, onde habitaram os frades a quem podemos apelidar de primeiros ecologistas.
De seguida, os participantes serão convidados a penetrar na mata relíquia que rodeia o Convento. Nos caminhos adornados por uma grande profusão de musgos e fetos, por entre velhos carvalhos e arbustos de grande porte, irão saber mais sobre a história natural da Serra de Sintra, descobrir quais as espécies botânicas que caracterizavam a floresta nativa local e por que motivo eram tão importantes para os frades.
A visita culmina com a subida ao miradouro, lugar propício à contemplação.
A programação SINTRA PH30, que decorre ao longo de 2025, é composta por atividades exclusivas e tem como grande objetivo aproximar os jovens do património cultural, proporcionando-lhes experiências de exploração da natureza e dos monumentos de Sintra repletas de aventura, mistério e diversão.
As ações programadas dividem-se em quatro tipologias: HERITAGE SPORTS, com Gincanas do Património, Provas de Orientação, Geocaching, BTT e Caminhadas; ODD HERITAGE, com Escape Room, Murder Mystery e Ghost Experience em alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra; OPEN HERITAGE, com visitas aos bastidores ou a estaleiros-abertos de intervenções de conservação e restauro em curso; e TALKS, um conjunto de conversas sobre património cultural e natural, precedidas de uma breve atuação musical ao piano e complementadas por visitas.
A programação pode ser consultada na plataforma Sintra PH30, onde estão disponíveis as inscrições para as atividades (cuja capacidade é limitada), pelo custo simbólico de 1€ por participante.
Todos os participantes da programação SINTRA PH30 podem habilitar-se a prémios adicionais, caso marquem presença em 5 das 30 ações previstas para o ano de celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade.
Na plataforma Sintra PH30, há, ainda, quizzes para aprender mais sobre o património de Sintra, bem como pistas determinantes para as atividades no terreno.
As celebrações do 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO são da responsabilidade da Parques de Sintra, Câmara Municipal de Sintra e Fundação Cultursintra.
