29 de junho, 1 e 3 de julho: Jardins de Queluz com visita condicionada. Saiba mais.

Família Real “dá as boas-vindas” ao Palácio Nacional de Queluz

30 jun. 2025

novidades no início do percurso expositivo do Palácio Nacional de Queluz. A sala, onde já estava colocada a maquete táctil do monumento, passou a expor, também, cinco retratos recentemente restaurados das figuras da Família Real Portuguesa mais associadas à história do Palácio. Logo que entram nesta residência real, os visitantes são recebidos pelos retratos de D. Maria I (1734-1816), D. Pedro III (1717-1786), D. João VI (1767-1826), D. Carlota Joaquina (1775-1830) e D. Miguel I (1802-1866), tomando contacto com os rostos das três gerações de monarcas e de senhores da Casa do Infantado que ali habitaram, cujas vivências ficarão a conhecer melhor à medida que forem explorando os diversos espaços.

 

Na mesma sala, a par da maquete táctil, que mostra a propriedade no presente, é possível observar uma “Vista Panorâmica da Quinta de Queluz” pintada em finais do século XVII, inícios do século XVIII, ou seja, antes das transformações efetuadas desde meados do século XVIII pelo infante D. Pedro, senhor da Casa do Infantado e futuro D. Pedro III. Através destas duas peças, é possível perceber a evolução da propriedade, que passou de casa de campo a Palácio Real.

 

Estas alterações vêm consolidar a função interpretativa da sala, dotando-a de objetos e de conteúdos que, ao estarem estrategicamente colocados no começo do percurso expositivo, funcionam como uma introdução à visita e ajudam o visitante a ficar sintonizado com a história do Palácio Nacional de Queluz.

E7A3176©PSML Jose Marques Silva Bx
E7A3209©PSML Jose Marques Silva Bx
E7A3265©PSML Jose Marques Silva Bx