Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Reabriu um dos mais surpreendentes percursos da Serra de Sintra

03 abr. 2023

Esta manhã, reabriu o percurso pedestre da Vila Sassetti, que atravessa a propriedade, fazendo a ligação entre o Centro Histórico de Sintra e o Castelo dos Mouros e o Parque da Pena. O percurso gratuito volta a estar à disposição dos visitantes, todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00, para que usufruam de um dos mais surpreendentes trechos da Serra de Sintra.

 

Situada na vertente norte da serra, a Vila Sassetti é um dos recantos mais belos e menos conhecidos de Sintra. Com a sua grande torre circular ao estilo românico lombardo, em tons terracota, reflete uma estética mediterrânica única. A estrutura acastelada está em perfeita simbiose com o majestoso jardim que a envolve, o que transforma o espaço num cenário perfeito de fusão entre os dois universos.

 

A reabertura acontece após trabalhos de beneficiação no troço localizado na propriedade anexa à Quinta da Amizade, no acesso ao Castelo dos Mouros e na Tapada dos Bichos. A intervenção da Parques de Sintra-Monte da Lua, que contemplou uma extensão de aproximadamente 400 metros, incidiu na plataforma de circulação − em estilha e em calçada − e incluiu a recuperação das escadas e dos muretes em pedra de granito amarelo e a construção de duas pontes pedonais metálicas.

 

Na cerimónia que assinalou a reabertura, Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, afirmou que: “a Parques de Sintra vive desta permanente dinâmica de concretização. Uma dinâmica garantida pela entrega e dedicação dos seus trabalhadores, o reconhecimento da investigação e recuperação do património sob sua gestão e a sustentabilidade económica e financeira que alcançou.”

 

Sofia Cruz salientou o investimento realizado pela empresa, revelando: “nos últimos 10 anos foram investidos 40 milhões de euros no património cultural e natural que nos rodeia, o que permitiu que mais de 25 milhões de pessoas tenham comprado um bilhete para visitar este singular lugar.” Quanto ao futuro e aos seus desafios, destacou “os cerca de 30 milhões” que a empresa vai concretizar “para garantir que o modelo de gestão da Parques de Sintra perdurará e continuará a ser uma referência no panorama nacional e internacional.”

 

Em representação da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, Vice-Presidente do município, realçou a importância de “restituir às populações e aos turistas este acesso privilegiadíssimo entre o centro da vila de Sintra e o Parque da Pena”. Sublinhando o papel estratégico da Parques de Sintra para o município, apontou a sua “capacidade absolutamente única de preservar o património edificado, mas também o património coberto vegetal”. Fez questão também de agradecer à empresa e aos seus colaboradores “o trabalho desenvolvido em defesa do município, da sua identidade e da sua história”.

 

Bruno Parreira aproveitou ainda para chamar a atenção para a preponderância de Sintra no contexto nacional, declarando: “não é possível falar de desenvolvimento turístico, nem de património arquitetónico, nem de património histórico, sem falar no município de Sintra”.

 

A Vila Sassetti e a propriedade adjacente foram adquiridas pela Parques de Sintra em 2011, com o intuito de preservar o seu valor patrimonial e de disponibilizar um novo acesso pedonal desde o Centro Histórico até ao Palácio Nacional da Pena/Castelo dos Mouros, em alternativa à rampa da Pena.

02 Vila Sasseti Creditos PSML