Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Programa europeu desperta jovens para o património cultural

16 dez. 2022

Decorreu esta quinta-feira, 15 de dezembro, na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, a sessão de apresentação de resultados do programa Erasmus + "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”. O projeto, apoiado pela Comissão Europeia no âmbito das “Parcerias para Criatividade”, visou a promoção de competências de pensamento crítico e o estímulo da criatividade dos alunos do ensino secundário, dos 14 aos 18 anos, a partir de visitas a Palácios Nacionais, que tiveram a dança contemporânea como ferramenta de mediação.

 

A parceria, iniciada em 2021, envolveu o Palácio Nacional de Sintra; o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia; o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra; o LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu "Zośka", de Varsóvia; a associação de dança contemporânea Meet Share Dance, sediada em Madrid; e a empresa portuguesa byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e de soluções baseadas na realidade aumentada imersiva. O trabalho conjunto destas seis instituições, que contaram com financiamento europeu de cerca de 300 mil euros, permitiu que um total de cem alunos beneficiassem deste projeto, do qual resultaram oito workshops de dança contemporânea; duas performances finais de dança site specific; duas ações de intercâmbio de alunos e duas ações de intercâmbio de profissionais dos palácios participantes no programa.

 

Esta sessão de apresentação contou com as intervenções de representantes da maior parte dos parceiros envolvidos e com os testemunhos de alguns alunos do Agrupamento de Escolas Monte da Lua que participaram no projeto.

 

Inquéritos realizados junto dos jovens envolvidos no programa evidenciaram resultados bastante satisfatórios, nomeadamente; no que se refere ao interesse na história dos palácios, que para cerca 40% dos participantes aumentou consideravelmente; e no que toca à sua perspetiva sobre estes monumentos, que mudou completamente para cerca de 30% dos alunos, enquanto 40% afirmaram que a sua visão mudou consideravelmente.

 

O evento incluiu, ainda, a apresentação do Programa Descola, iniciativa da Direção de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC que também alia escolas, património e artes.

 

Antes do debate que encerrou o programa, realizou-se uma visita guiada técnica à nova museografia do Palácio Nacional de Sintra.

 

Prevê-se que o projeto "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens” estela concluído em fevereiro do próximo ano. Nessa altura, serão disponibilizados dois novos guias de visita destinados a jovens, um para cada Palácio participante, e uma nova aplicação digital com realidade aumentada, que visa estimular o pensamento crítico em modo de jogo a partir das mesmas temáticas exploradas nos workshops de dança, com a finalidade de estabelecer pontes entre o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio-Museu Wilanow.

PNS Erasmus Int PSML Jose Marques Silva