Jazz em Monserrate: Concerto de apresentação reagendado. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra planta mais de 700 exemplares de “brincos de princesa” no Parque de Monserrate

03 jun. 2024

No âmbito do trabalho de renovação das coleções botânicas que a Parques de Sintra promove continuamente nos jardins históricos sob a sua gestão, foram plantados no Parque de Monserrate mais de 700 exemplares de cultivares de três espécies de fúchsias (Fuchsia megallanica, Fuchsia boliviana e Fuchsia Koralle), vulgarmente conhecidas como “brincos de princesa”, desenvolvidas na segunda metade do século XIX.

 

Originárias da América do Sul, as fúchsias contribuem para a recriação de paisagens tropicais repletas de exotismo, como convinha ao espírito romântico que dominou a Europa a partir de meados do século XIX. Assim, é muito provável que já integrassem o elenco de espécies botânicas do Parque de Monserrate na época de Francis Cook, o rico comerciante inglês que adquiriu a propriedade em 1863. Certo é que, no primeiro quartel do século XX, estas plantas já estavam presentes no espaço, pois, num guia de visita aos jardins datado de 1923, o jardineiro-chefe Walter Oates refere a existência de diversas fúchsias já bastante antigas no Jardim da Entrada, no Vale dos Fetos e em redor do Palácio.

 

A plantação de fúchsias agora concluída contribui para a recuperação e valorização do Parque de Monserrate, que a Parques de Sintra vem levando a cabo, desde 2000, com o objetivo de repor e manter o interesse botânico, a ambiência e o espanto que o espaço provocava aos visitantes e convidados da família Cook no século XIX.

 

Paralelamente, e com o mesmo propósito, no mês de maio, foram plantados 200 exemplares de Begonia belleconia nas floreiras da balaustrada do Palácio de Monserrate. Com recurso à produção realizada na estufa de Monserrate, têm sido, igualmente, repostas plantas que não sobreviveram ao inverno e espécies anuais de floração sazonal, incluindo sálvias, suculentas, agaves e bromélias.

Monserrate Brincos De Princesa E7A0295©PSML Jose Marques Silva Bx