Escola Portuguesa de Arte Equestre volta a ser parceira da Universidade de Lisboa no Mestrado em Ciências Equinas
12 set. 2025
No ano letivo que agora começa, a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) volta a colaborar com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa na segunda edição do Mestrado em Ciências Equinas. Após o sucesso da primeira edição, que foi frequentada por cerca de duas dezenas mestrandos, a parceria repete-se ao abrigo de um protocolo assinado entre a Parques de Sintra e esta instituição de ensino.
A colaboração de EPAE incide, essencialmente, nas unidades curriculares de Utilização dos Equinos I e II, nas quais se aborda a importância da cultura equestre europeia e a sua interligação com a arte equestre portuguesa, perpetuada através da filosofia e do método de ensino praticados na Escola. Pretende-se que, entre outras matérias, os alunos apreendam a singularidade da arte equestre portuguesa a nível mundial, declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro do ano passado.
Celebrado em 2019, o protocolo conjunto entre a Parques de Sintra e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa tem como objetivo principal contribuir para a formação de todos os que se interessam pelas Ciências Equinas, produzindo e disseminando conhecimento nesta área, otimizando recursos e aproveitando sinergias, tanto no campo da investigação, como no do ensino.
A Parques de Sintra continua, desta forma, a apostar em parcerias com prestigiadas instituições de ensino nacionais e internacionais, cujo contributo é fundamental para que a empresa, no âmbito da sua missão, continue a investigar, a produzir e a partilhar conhecimento sobre o valioso património que teu ao seu cuidado.
