12 a 14 de setembro: Condicionamentos de visita ao Parque e Palácio de Monserrate. Saiba mais

Maria João apresenta "Abundância" no encerramento do Jazz em Monserrate

13 set. 2025

No dia 14 de setembro, domingo, a edição deste ano do Jazz em Monserrate despede-se em festa, com mais um dia de celebração da liberdade criativa, da improvisação e do prazer de desfrutar da música de forma descontraída, com os pés na relva e em contacto com a natureza exuberante do Parque de Monserrate, em Sintra. O festival é promovido pela Parques de Sintra e tem como mecenas a Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI. Conta também com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e a Smooth FM é a rádio oficial do festival.

 

De manhã, às 10h00 e às 11h30, a Sala da Música do Palácio de Monserrate volta a acolher sessões de Jazz para Bebés — espetáculo concebido especialmente para o público dos 0 aos 3 anos e para as suas famílias. Nestes concertos, liderados por Paulo Lameiro e pelos músicos que há décadas encantam bebés por todo o país (e além-fronteiras), os bebés são encarados como público pleno, presente e capaz de apreciar uma experiência musical autêntica e imersiva, em que o improviso, o ritmo e a liberdade do jazz se tornam matéria de escuta, brincadeira e descoberta.

Jazzemmonserrate 250913+250914 1000+1130 Jazz Para Bebes DETALHE

Mais tarde, às 15h00, voltam a subir ao palco os alunos do curso de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional para promover uma nova Jam Session. No espírito de construção de pontes — entre gerações, percursos e experiências musicais — será mais um momento informal de encontro, de partilha e de criação protagonizado por estudantes e músicos profissionais que têm no jazz o seu universo comum.

Jazzemmonserrate 250913+250914 1500 Jam Sessions EAMCN DETALHE

A edição 2025 do Jazz em Monserrate termina com uma comemoração muito especial, que tem início às 19h30. No ano em que assinala quatro décadas de uma brilhante carreira, Maria João regressa ao festival para apresentar o novo disco "Abundância”, que é um retorno às raízes, marcado pelo diálogo entre as sonoridades tradicionais de Moçambique e o jazz.

 

A colaboração de músicos moçambicanos e a gravação de um coro extraordinário conferem uma identidade marcante a este projeto, cuja produção ficou a cargo do mestre da eletrónica Luís Fernandes.

 

Acompanhada de João Farinha nos teclados, de Texito Langa na percussão e de um coro de três vozes, Maria João apresenta uma visão musical que cruza a sua originalidade vocal com texturas eletrónicas envolventes. A voz singular e apaixonante da artista ocupa o centro, afirmando-se uma vez mais como uma inigualável força expressiva, capaz das mais fundas emoções

Jazzemmonserrate 250914 1930 Maria Joao DETALHE

Sob o lema “Pontes e Diálogos”, a quarta edição do festival, que conta com a direção artística de Inês Laginha, pretende mostrar como o jazz dialoga com o mundo: da música clássica às tradições moçambicanas e sul-americanas, passando pela música portuguesa e pelo bailado contemporâneo.

 

O Jazz em Monserrate nasceu em 2022, da enorme vontade de convidar o público a usufruir de um dos mais belos locais de contemplação do mundo, deixando-se deslumbrar pela emoção que só a música pode proporcionar e juntando-lhe a atmosfera descontraída e o contacto com a natureza para gerar memórias únicas, singulares e coletivas.

 

Conjugando a beleza de Monserrate com uma programação sólida e de grande qualidade, o festival assenta em três pilares fundamentais: mostrar a amplitude do jazz, proporcionar oportunidades formativas a jovens músicos e criar momentos de partilha informal e intergeracional. Ao estimular estas pontes — entre géneros, artistas, gerações e públicos — o festival continua a afirmar-se como um festival com responsabilidade cultural e social, enraizado na sua comunidade e aberto ao mundo.

 

Os bilhetes diários para os concertos realizados depois da hora de fecho do Parque de Monserrate ao público em geral custam 15€ e estão à venda no site oficial do evento www.jazzemmonserrate.pt. Os portadores destes ingressos terão acesso ao transporte gratuito de ida e volta, limitado à lotação dos autocarros que vão assegurar o serviço no percurso Estação de Comboios da Portela de Sintra > Estação de Comboios de Sintra > Parque de Monserrate.

 

Os concertos Jazz para Bebés são gratuitos mediante compra do bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate e inscrição prévia.

 

As Jam Sessions também são gratuitas, mas requerem a compra do bilhete de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.

 

A abertura de portas para os concertos realizados após o fecho do Parque de Monserrate à visitação será às 18h00, nos dias 12 e 13 de setembro, e às 18h30, no dia 14 de setembro. Assim que o recinto abrir, o público terá ao seu dispor alguns pontos de venda de street food. Nos dias de festival, a Casa de Chá de Monserrate terá um horário especial, permanecendo aberta durante os concertos de fim de tarde/noite.

 

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra e tem como mecenas a Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI. Conta também com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e a Smooth FM é a rádio oficial do festival.