Palácio Nacional de Sintra inaugura exposição alusiva ao Natal

28 nov. 2025

Com o objetivo de assinalar a quadra natalícia, o Palácio Nacional de Sintra promove uma exposição que reúne na Sala dos Archeiros peças do seu acervo ligadas a esta importante festa do calendário cristão, nomeadamente, pinturas, esculturas e um livro cantoral do século XVIII, que, excecionalmente, estará aberto numa página com música para a Missa do Galo. “Natal no Paço de Sintra” inaugura no próximo dia 3 de dezembro, às 16h30, e permanece até 11 de janeiro.

 

Entre as peças expostas, destacam-se uma escultura portuguesa das Santas Mães ou Sant’Ana Tríplice, dos séculos XV/XVI, que foi recentemente incorporada no acervo do Palácio Nacional de Sintra; uma pintura do século XVI, originária de Antuérpia, que representa a Natividade; e o quadro “A Virgem com o Menino”, elaborado em Itália, nos séculos XV/XVI, por Cesare da Sesto, que foi um dos discípulos de Leonardo da Vinci.

 

A inauguração da exposição contará com a participação de Maria Julieta Mendes Dias, ou Irmã Julieta, que é religiosa do Sagrado Coração de Maria e estudou Teologia na Universidade Pontifícia de Salamanca e Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, em Lisboa. A Irmã Julieta abordará a representação da Virgem na tradição cristã e explicará a pertinência dos objetos que celebram o nascimento do Menino Jesus no contexto de um oratório cristão.

 

Os espaços de recolhimento e oração eram fundamentais na vida palaciana. O rei D. Duarte escreveu na sua obra “O Leal Conselheiro” que no Paço deveria existir um oratório, no qual “(…) os senhores são algumas vezes a cada dia é bem de se apartarem para rezar, ler bons livros, e pensar em virtuosos cuidados”. É esta vivência que as peças expostas na Sala dos Archeiros, no período natalício, pretende evocar.

 

O acesso à exposição está incluído no bilhete de visita ao Palácio Nacional de Sintra.

Sagrada Familia Alessandro Algardi PNS 6175 Claudio Marques