Jazz em Monserrate: Concerto de apresentação reagendado. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Espetáculo imersivo “Magical Garden” vai levar a magia das Mil e Uma Noites ao Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz

24 mai. 2023

Aladdin, a Princesa Jasmine e o Génio da Lâmpada serão os grandes protagonistas de “Magical Garden Aladdin Sintra”, o espetáculo imersivo e interativo que vai levar luz, magia e muitas aventuras ao Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz, a partir do dia 28 de junho, às 21h30

 

A iniciativa, desenvolvida pelo ateliê OCUBO em parceria com a Parques de Sintra, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, assinala o regresso de “Magical Garden” para uma terceira edição, após receber mais de 320 mil visitantes, entre Porto e Lisboa, em edições anteriores.

 

Em “Magical Garden Aladdin Sintra”, o exuberante fogo de artifício e as lanternas tradicionais que caracterizam a história do Jardim dão agora lugar a efeitos e instalações multimédia de última geração que criam ambientes sonoros e visuais que prometem, tal como há dois séculos atrás, deslumbrar os visitantes, recriando o ambiente de festa e lazer que caracteriza a utilização deste espaço natural. 

 

O tema do espetáculo apresenta também ligações ao legado histórico e cultural do Jardim: as Mil e Uma Noites, onde se insere o conto de Aladdin, assumiram-se como uma leitura frequente desde a tradução do árabe para o francês no início do século XVIII. Através de uma cuidada combinação de esculturas luminosas, video mapping, realidade aumentada e instalações interativas, será possível redescobrir e vivenciar este espaço de uma forma totalmente nova, e mergulhar, com todos os sentidos, no imaginário de Aladdin

 

A história é contada através de hologramas que dão vida às personagens principais, num percurso noturno de cerca de 1km que coloca o público no centro de toda a ação, tornando-o parte integrante da história. O espetáculo conta com a interpretação de Igor Lima, na pele de Aladdin, Jasmin Andreia Brasil, como Jasmine, e Quimbé, no papel de Génio da Lâmpada. Em “Magical Garden Aladdin Sintra” será ainda possível, por exemplo, percorrer um túnel de luz que, à medida que é percorrido, proporciona a ilusão de “viajar” no tapete voador de Aladdin, pedir desejos ao Génio da Lâmpada através de uma instalação de realidade aumentada ou assistir a um impressionante leque de água com mais de 10 metros de largura. 

 

Segundo Sofia Cruz, presidente do conselho de administração da Parques de Sintra, “o Palácio Nacional de Queluz é um palco excecional para este evento. Edificado durante o século XVIII, juntamente com os seus jardins, sempre esteve vocacionado para o lazer e para todo o tipo de entretenimento da corte e da alta sociedade da época. Um labirinto, um canal onde circulavam gôndolas, fontes e lagos com jogos de água, uma casa de ópera e até uma pequena praça de touros, são apenas alguns exemplos de elementos que compunham um cenário de sonho e de festa, onde pontuava também o imaginário “exótico”, que nesse tempo frequentemente se confundia com “oriental”. Para este fascínio pelo oriente contribuiu também, certamente, a disseminação nas cortes europeias, durante todo o século XVIII, da versão traduzida para francês da obra “As Mil e Uma Noites”, que revelou ao Velho Continente a personagem Aladino.”

 

“A Parques de Sintra, entidade gestora do monumento, associa-se a este evento no âmbito da sua estratégia de revitalizar o património e proporcionar novas experiências a quem o visita. O evento, com meios e efeitos contemporâneos, recupera o ambiente festivo que sempre caracterizou a utilização destes jardins e, simultaneamente, revive o gosto pelo exotismo tão presente em Queluz.

 

De acordo com Nuno Maya, Diretor Criativo do ateliê OCUBO, “visitar o Magical Garden Aladdin Sintra é entrar num mundo completamente novo, onde ambientes que existiam apenas na nossa imaginação se tornam, de repente, reais. É uma envolvente onde miúdos e graúdos têm não só a oportunidade de explorar um espaço de inegável importância histórica, de uma forma diferente e muito mais próxima, como de serem, por uma noite, companheiros de aventura de Aladdin, de caminharem a seu lado e de verem o mundo pelos seus olhos, ampliando os seus horizontes e criando memórias inesquecíveis.

 

“Magical Garden Aladdin Sintra” vai estar disponível de quarta-feira a domingo, entre 28 de junho e 10 de setembro, a partir das 21h30. Os bilhetes custam entre 8€ e 14€, com entrada gratuita para crianças até aos 3 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma PORTUGALAGENDA.COM.

Magical Garden Aladdin Sintra

© OCUBO