Escola Portuguesa de Arte Equestre participa no debate “Arte Equestre em Portugal – Património Imaterial da Humanidade: e agora?”

28 ago. 2025

No próximo dia 8 de setembro, na semana em que assinala o seu 46.º aniversário, a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) marcará presença na primeira sessão do Fórum EQUITAÇÃO, que será subordinada ao tema “Arte Equestre em Portugal – Património Imaterial da Humanidade: e agora?”.  O evento, que decorre no Auditório do Museu Nacional dos Coches, a partir das 14h00, é organizado pela revista Equitação e conta com o apoio da Parques de Sintra/EPAE, entre outras entidades.

 

Clara Cabral, da Comissão Nacional da UNESCO, será a primeira keynote speaker a discursar neste encontro que visa debater o valor histórico, cultural e técnico da Arte Equestre Portuguesa, recentemente inscrita pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. A mesa-redonda em torno desta temática será precedida da intervenção de João Costa Ferreira, coordenador da candidatura da Arte Equestre em Portugal à UNESCO, e contará com a participação de Daniel Silva, Diretor da EPAE; João Pedro Rodrigues, Presidente da Direção da Associação de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano e Mestre Picador Chefe da EPAE; e Rita Dargent, Diretora do Museu Nacional dos Coches e Picadeiro Real.

 

Na reflexão participam, também, representantes de outras tradições portuguesas igualmente reconhecidas como Património Cultural Imaterial pela UNESCO, como o fado, o cante alentejano e a falcoaria.

 

A entrada no evento é livre, mas requer inscrição prévia em https://forms.gle/zEHLzK2gk1ngME2LA.

 

O Fórum EQUITAÇÃO é uma iniciativa da Revista Equitação que, ao longo dos anos, tem reunido especialistas, cavaleiros, criadores e entusiastas, com o intuito de debater temas centrais para o presente e o futuro do universo equestre em Portugal. A presente edição terá quatro sessões dedicadas à arte equestre, ao bem-estar equino, à criação e desempenho e à distinção de personalidades que marcaram a equitação nacional.

Carrossel, Creditos Afonso Bordallo Rodrigues (Baixa Resol