Escola Portuguesa de Arte Equestre atua no evento de lançamento da Abu Dhabi Royal Equestrian Arts
15 out. 2025
O lançamento da Abu Dhabi Royal Equestrian Arts (ADREA), nos Emirados Árabes Unidos, que decorre nos dias 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, será o evento equestre do ano, juntando aos anfitriões as quatro academias equestres europeias mais reputadas da atualidade: a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre (Jerez de la Frontera, Espanha), o Cadre Noir (Saumur, França) e a Spanish Riding School (Viena, Áustria). Para a EPAE, será a primeira atuação fora da Europa com os seus cavalos de raça Lusitana de Alter Real.
O evento oficial de lançamento da ADREA e a inauguração das suas instalações em Abu Dhabi será constituído por quatro galas nas quais participarão as cinco escolas que compõem o cartaz. A 30 e 31 de outubro, atuam exclusivamente para a Família Real e convidados especiais, enquanto nos dias 1 e 2 de novembro, o espetáculo é aberto ao público em geral.
A EPAE levará a Abu Dhabi a arte equestre tradicional portuguesa, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Fazendo-se representar por oito cavaleiros e doze cavalos, apoiados por seis tratadores, executará individualmente um “Passo de 4” e participará em quatro números em conjunto com as restantes escolas: “Ares Altos à mão”, “Ares Altos montados”, “Carrossel” e “Desfile Final”.
A ADREA é uma nova escola criada e desenvolvida com cavalos e cavaleiros espanhóis, incorporando conhecimentos adquiridos na Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, cuja missão é representar e divulgar a tradição da equitação clássica nos Emirados Árabes Unidos. Em 2023, fez a sua estreia absoluta na “Gala das las V Escuelas”, em Jerez de la Frontera, na celebração do 50º aniversário da Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, que também contou com a participação da EPAE.
Em 2024, a EPAE convidou a ADREA para a Gala de celebração do seu 45º aniversário, no Campo Pequeno, em Lisboa, marcando a primeira atuação da nova escola em Portugal. Nessa ocasião, as duas instituições celebraram um memorando de entendimento, que prevê a colaboração em programas de interesse mútuo, tais como eventos, apresentações, consultoria, intercâmbio de cavaleiros e iniciativas de âmbito cultural.
