Parques de Sintra recupera antigo forno e duas ermidas na cerca do Convento dos Capuchos
21 fev. 2025
O projeto de conservação e restauro do Convento dos Capuchos entrou numa nova fase durante a qual a Parques de Sintra está a proceder à recuperação do antigo forno, da Ermida do Ecce Homo e da Ermida do Senhor Crucificado, que integram a cerca conventual. A intervenção visa restaurar os elementos construtivos, decorativos, artísticos e funcionais destas áreas específicas do convento, tais como pavimentos; argamassas/rebocos e alvenarias; revestimentos parietais, incluindo pintura mural e azulejos; entre outros.
Respeitando a identidade e a autenticidade do local, os trabalhos em curso permitirão salvaguardar e valorizar estas zonas do Convento dos Capuchos, sem interferir na envolvente natural e paisagística. A intervenção realiza-se faseadamente e, em linha com a política "Aberto para Obras" da Parques de Sintra, está planeada de forma que os visitantes possam percorrer e desfrutar da cerca conventual enquanto os técnicos trabalham.
O antigo forno localiza-se junto ao claustro e estima-se que a sua construção tenha ocorrido após 1728. A iconografia da época evidencia uma estrutura de grande dimensão, fazendo supor que, mais do que um simples forno para cozer o pão feito com os cereais que eram doados aos frades, o espaço seria, possivelmente, uma cozinha de apoio ou uma zona de armazenamento de alimentos. É a única dependência do núcleo conventual do Convento dos Capuchos que se encontra praticamente destruída, subsistindo apenas as ruínas de um pequeno forno e alguns troços de parede.
Ao longo do percurso recomendado de visita à mata da cerca do convento, é possível encontrar pequenos locais de devoção e de meditação, como a Ermida do Ecce Homo, cujo elemento central é uma imagem de Jesus Cristo flagelado, atado, com uma coroa de espinhos na cabeça e uma cana verde na mão a servir de cetro, tal como foi apresentado à população por Pôncio Pilatos, dizendo “Ecce Homo” – “Eis o homem”, em latim. As paredes interiores são decoradas com pinturas murais alusivas aos instrumentos do martírio de Cristo e apresentam um friso inferior de azulejos datados do século XVII. Numa delas, observa-se uma curiosa inscrição que faz referência a um navio da Marinha Real Britânica, que passou por Portugal no século XIX: HMS HERCULES.
Entre grandes rochedos, num local isolado que é também um miradouro de onde é possível contemplar a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, situa-se a Ermida do Senhor Crucificado, um espaço propício ao recolhimento. Sabe-se que, no século XVIII, esta gruta natural albergava uma imagem de Cristo Crucificado, mas hoje apenas subsistem resquícios de um antigo altar, que ainda apresenta vestígios de pintura que deverá ser contemporânea das que se encontram na Ermida do Ecce Homo.
A intervenção nestas três áreas da cerca conventual dos Capuchos, orçada em cerca de 120 mil euros, deverá prolongar-se até ao final de maio de 2025.


