Palácio Nacional de Queluz acolhe concerto “Consonâncias V” pelo Teatro Nacional de São Carlos
29 out. 2025
O Palácio Nacional de Queluz volta a ser o palco de mais um concerto pelo Teatro Nacional de São Carlos (TNSC). “Consonâncias V” é apresentado na Sala do Trono, no próximo dia 7 de novembro, às 19h00. Considerado um dos principais teatros líricos da Europa, o edifício do TNSC está encerrado ao público para obras de Conservação e Restauro, Requalificação e Modernização no âmbito do PRR — Plano de Recuperação e Resiliência. Durante este período, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos atuam noutros palcos nacionais, numa viagem musical que conta com a Parques de Sintra como uma das entidades parceiras do OPART E.P.E.
O lirismo na música do Romantismo tardio é o mote deste concerto do Ciclo Consonâncias, cujo alinhamento é composto pelo Concerto para viola e clarinete em Mi menor, op. 88, de Max Bruch (1838-1920), e La canzone dei Ricordi, de Giuseppe Martucci (1856-1909). Ambas as peças ressaltam a expressividade poética da melodia, destacando-a por entre ricas texturas orquestrais que, não obstante, realçam os solistas. No concerto de Max Bruch, esse protagonismo é dado a uma dupla pouco habitual – viola e clarinete –, enquanto o poema lírico de Martucci atribui esse papel à voz cantada.
Com interpretações do violetista Pedro Saglimbeni Muñoz e da clarinetista Cândida Oliveira, ambos músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, bem como da soprano Dora Rodrigues, presença assídua no palco do Teatro Nacional de São Carlos, o concerto tem direção musical de Antonio Pirolli.
© TNSC/Estelle Valente