Castelo dos Mouros ilumina-se de azul pelo Dia Internacional dos Direitos da Criança
17 nov. 2025
Na noite de 20 de novembro, o Castelo dos Mouros iluminar-se-á de azul, a cor da UNICEF e da infância, para celebrar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, que foi criado para comemorar um duplo aniversário: o da proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e o da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (1989), o tratado de direitos humanos mais ratificado no mundo.
Esta ação simbólica integra-se na iniciativa global “Go Blue” promovida pela UNICEF, que visa aumentar a visibilidade dos direitos das crianças e mobilizar a sociedade civil, bem como instituições públicas e privadas, para a sua promoção e proteção. Pretende, igualmente, chamar a atenção para a necessidade de colocar os direitos das crianças no centro das decisões políticas, sociais e económicas, lembrando que, todos os dias, milhões de crianças em todo o mundo veem os seus direitos ignorados ou esquecidos.
Regendo-se pelo cumprimento rigoroso dos quatro pilares fundamentais da Convenção dos Direitos das Crianças, a Parques de Sintra consagra uma parte considerável da sua programação a atividades vocacionadas para o público infantil e juvenil e para as famílias. A sua atuação é pautada pelo compromisso com princípios fundamentais como o direito à proteção, à educação, à saúde, à participação e à igualdade de oportunidades — bases essenciais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de qualquer sociedade.
A campanha “Go Blue”, que tem contado com a adesão de vários países em todo o mundo — incluindo Estados Unidos da América, Argentina, França, Grécia, Índia, Japão ou Austrália —, é dinamizada em Portugal pela primeira vez este ano. O Castelo dos Mouros, em Sintra, está entre os mais de vinte monumentos e edifícios emblemáticos que se iluminarão de azul por esta causa.