Castelo dos Mouros esteve iluminado a verde no Dia Internacional da Síndrome de Phelan McDermid
23 out. 2025
Na noite de 22 de outubro, o Castelo dos Mouros assinalou o Dia Internacional da Síndrome de Phelan McDermid com iluminação a verde. Esta ação simbólica, levada a cabo pela Parques de Sintra, em articulação com a Câmara Municipal de Sintra, visou sensibilizar para uma doença rara que atinge oficialmente 50 famílias em Portugal, estimando-se que existam mais de 650 por diagnosticar. Simultaneamente, é um gesto simbólico de reconhecimento e de apoio a estas famílias.
A síndrome de Phelan-McDermid (PMS na sigla inglesa) é uma doença genética rara que afeta o desenvolvimento neurológico, cujo diagnóstico é complexo e, muitas vezes, tardio. Esta condição pode estar associada a uma ampla gama de sintomas, incluindo atraso global do desenvolvimento (moderado a grave), atraso ou ausência de fala, alta tolerância à dor, perturbação do espectro do autismo, epilepsia e diversas outras manifestações.
A iniciativa de iluminação de monumentos e edifícios públicos é promovida pela Associação Phelan McDermid Portugal e contou com a adesão de diversos municípios comprometidos com a necessidade de promover a literacia em saúde e o conhecimento público sobre as doenças raras, dando voz às famílias que as enfrentam quotidianamente.
