Castelo dos Mouros ilumina-se de roxo nos 270 anos do Grande Terramoto de Lisboa
29 out. 2025
Na noite de 31 de outubro para 1 de novembro, o Castelo dos Mouros estará iluminado de roxo em adesão ao movimento Recordar 1755, uma iniciativa que visa assinalar os 270 anos do Grande Terramoto de Lisboa, promovendo a memória, a educação e a prevenção sísmica. No âmbito da sua responsabilidade social, a Parques de Sintra apoia desta forma uma causa que deve envolver toda a sociedade.
Portugal é um país com risco sísmico real, pelo que lembrar o dia 1 de novembro de 1755 é um ato de responsabilidade cívica e cultural, uma oportunidade para sensibilizar a população para o conhecimento e para preparação de eventos futuros semelhantes, promovendo a mudança de mentalidade.
Recordar 1755 é um movimento cívico e simbólico criado pelo museu lisboeta Quake para garantir que a memória do Grande Terramoto de Lisboa se mantém viva e relevante, funcionando como um veículo para a preparação e a prevenção. Para além da evocação anual, pretende afirmar-se como um movimento contínuo de consciência sísmica que preserva a memória coletiva e, simultaneamente, ajuda a preparar o futuro das novas gerações, impedindo que lições importantes se percam no tempo.
Este movimento teve a sua primeira edição em 2024, com a iluminação a roxo de monumentos e edifícios emblemáticos, como o Terreiro do Paço, os Paços do Concelho de Lisboa e o Cristo-Rei, em Almada. A cor associada à iniciativa é um símbolo de luto, memória, dignidade, introspeção e transformação.