Castelo dos Mouros celebra Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
06 mai. 2025
No dia 8 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o Castelo dos Mouros estará iluminado com a cor que simboliza a maior rede humanitária do mundo, presente em mais de 190 países e com milhões de voluntários comprometidos com a defesa da dignidade humana. É desta forma que a Parques de Sintra, em colaboração com Câmara Municipal de Sintra e a delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa, homenageia todos os que dedicam a sua vida a esta importante causa e aos seus valores fundamentais de humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.
Este ano, em Portugal, celebram-se, igualmente, os 160 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, fundada pelo médico-militar José António Marques, em 1865. Atualmente, conta com 170 estruturas locais e mais de 5 mil voluntários, que prestam diversos serviços, tais como, jardins de infância, apoio domiciliário, consultas médicas e formação profissional, sempre com foco especial nos mais vulneráveis.
O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é assinalado da data do nascimento de Jean-Henri Dunant, fundador da Cruz Vermelha e primeiro laureado com o Prémio Nobel da Paz, com o intuito de celebrar e de prestar tributo aos milhões de pessoas que, em todo o mundo, levam ajuda humanitária aos que enfrentam desastres, conflitos armados e problemas sociais e de saúde.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha foi criado em 1863 e baseia a sua atividade nas Convenções de Genebra de 1949. É uma organização imparcial, neutra e independente, cuja missão exclusivamente humanitária é prestar assistência, aliviar o sofrimento e proteger a vida, a saúde e a dignidade das pessoas, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências. Promove o respeito pelo Direito Internacional Humanitário (DIH) e a sua implementação na legislação nacional dos países.
