Parques de Sintra mostra património, natureza e inovação na BTL 2026
19 fev. 2026
Entre 25 de fevereiro e 1 de março, a Parques de Sintra apresenta novidades na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2026, que decorre na FIL – Parque das Nações. No maior evento do turismo nacional, a empresa, responsável pelos Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz; Palácio de Monserrate; Convento dos Capuchos; Castelo dos Mouros; e Escola Portuguesa de Arte Equestre, estreia um stand que aposta em experiências digitais e sensoriais para dar a conhecer a excecionalidade do património cultural e natural que tem ao seu cuidado.
João Sousa Rego, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, enfatiza: “gerimos um património único no mundo, que é passado, presente e futuro. O nosso novo stand reflete todas estas dimensões: a herança cultural e natural que recebemos, a forma como a preservamos e valorizamos, e a nossa visão de futuro assente em três eixos fundamentais: oferta cultural e turística diferenciadora; reforço das parcerias com o setor associativo e empresarial do concelho de Sintra; e adaptação às alterações climáticas, com recurso a soluções inovadoras e sustentáveis.”
Assim, quem visitar o espaço da Parques de Sintra vai encontrar materiais de inspiração natural, refletindo o compromisso da empresa com a valorização sustentável do património. Entre áreas de atendimento, reunião e interação, destaca-se uma torre central com imagens icónicas dos parques e monumentos, bem como um totem LED com tecnologia touch para interação com os conteúdos e experiências de realidade virtual com visitas 360º ao Parque e Palácio Nacional da Pena, ao Palácio Nacional de Sintra e ao Convento dos Capuchos.
O ecrã tátil é dedicado ao projeto audiovisual “Rainhas no Palácio Nacional de Sintra”, que conta com as interpretações de atrizes como Paula Lobo Antunes, Carla Chambel ou Isabel Medina, para dar vida a D. Leonor Teles, D. Isabel de Aragão, D. Filipa de Lencastre, D. Catarina de Áustria, D. Luísa de Gusmão e D. Maria I. As rainhas foram, ao longo da maior parte do tempo, a máxima autoridade em Sintra e no seu território, sendo o Paço também a sede do seu poder senhorial.
Nos dias 25 e 26 de fevereiro, datas em que o evento é exclusivo para profissionais, a Parques de Sintra integra o programa Hosted Buyers, organizado com o intuito de atrair e apoiar a vinda de compradores internacionais interessados no destino Portugal. O agendamento de reuniões e o networking permitirão que a empresa dê a conhecer a sua oferta a potenciais parceiros de negócio.
No fim de semana — 27 e 28 de fevereiro e 1 de março —, a Parques de Sintra proporciona diversas experiências ao público em geral. Haverá provas de mel “Condessa d’Edla”, que provém apenas da Serra da Sintra. O produto resulta de um projeto da Parques de Sintra que devolveu a produção apícola à Serra, tal como no tempo do rei D. Fernando II. Esta prática é realizada com um profundo respeito pela tradição e de acordo com as melhores práticas de sustentabilidade e de conservação da natureza.
A pensar no público infantojuvenil, a Parques de Sintra participa na Kids Route, uma iniciativa da BTL que pretende levar as crianças e os jovens a conhecer o país. Ao chegar ao recinto da feira, recebem um passaporte/certificado e são desafiadas a visitar os stands das entidades aderentes e a descobrir as surpresas que lhes prepararam. O objetivo é recolherem todos os selos e/ou carimbos que dão acesso ao certificado que atesta que realizaram o itinerário sugerido.
Também para este público e para as suas famílias, a Parques de Sintra preparou a oficina criativa “Os Frades da Floresta Relíquia”. Esta atividade dá a conhecer os frades que habitaram o Convento dos Capuchos, protegido pela Floresta Relíquia que o envolve, e o profundo respeito que nutriam pela natureza. Com a ajuda de materiais sustentáveis, os participantes serão convidados a dar vida a pequenas figuras de frades franciscanos, como os que viveram no Convento.
Para divulgar a Arte Equestre Portuguesa — declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2024 —, no sábado e no domingo, o stand contará com a presença de um cavaleiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre. Considerada uma das melhores academias do mundo, a Escola é herdeira da Real Picaria, a Academia Equestre criada por D. João V, no século XVIII. Conserva, até aos nossos dias, o mesmo tipo de cavalo, o Lusitano da coudelaria de Alter, os mesmos arreios e os mesmos trajes.
O stand da Parques de Sintra localiza-se no Pavilhão 2, número 2A35.