Dia Internacional dos Museus 2025 - Visitas Especiais

No Dia Internacional dos Museus, a Parques de Sintra promove duas visitas guiadas imperdíveis! Neste dia especial, o foco estará no Jardim Botânico e no restauro da Capela Real do Palácio Nacional de Queluz.
Visita Guiada ao Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz
O Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz foi construído entre 1769 e 1780, sendo contemporâneo das grandes realizações setecentistas do período barroco-rococó nos Jardins de Queluz. De pequena escala, quando comparado com outros jardins botânicos desta época, Queluz assume uma natureza de entretenimento e recreio. Este era o espaço onde, no reinado de D. Pedro III, se plantavam ananases, um dos frutos mais apreciados pela Família Real. A recuperação do traçado do Jardim Botânico e da coleção botânica do séc. XVIII foi concluída em 2018 e mereceu dois Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra: categoria Conservação e o Prémio da Escolha do Público.
Data: 18/05/2025 - 10h30
Duração: 1h00
Público-alvo: Adultos e jovens a partir dos 12 anos
Ponto de Encontro: Bilheteira do Palácio
Acessibilidade: percurso acessível

O expoente do Barroco - A Recuperação da Capela Real de Queluz
Nesta visita, convida-se o participante a descobrir um pouco da História e investigação realizada no âmbito do projeto de conservação e restauro da Capela Real do Palácio de Queluz, concebida pelo arquiteto Mateus Vicente de Oliveira, no século XVIII. O restauro da Capela teve como objetivo devolver o esplendor barroco setecentista e dotar este espaço de condições para reintegrar o órgão de tubos do século XVIII, construído por Machado e Cerveira, garantindo uma salvaguarda sustentável do Património e melhorando a experiência do visitante.
Data: 18/05/2025 - 14h30
Duração: 2h00
Ponto de Encontro: Entrada do Palácio de Queluz
Público-alvo: Adultos e jovens
Acessibilidade: acesso condicionado ao coro alto, com subida por escada.