Devoção real: o oratório de D. João VI no Palácio Nacional de Queluz

Nesta visita aos bastidores do Palácio Nacional de Queluz, conduzida por Hugo Xavier, conservador-restaurador, será permitido o acesso privilegiado aos espaços de reserva técnica, onde será possível observar a maioria dos objetos do antigo oratório de D. João VI.
Compartimentos de pequenas dimensões, os oratórios estavam sempre presentes nos aposentos reais ou principescos do Palácio Nacional de Queluz, servindo à devoção privada dos seus ocupantes. Com base nos inventários da época, foi possível identificar a maioria dos objetos do antigo oratório de D. João VI, o que levou à elaboração de um projeto museológico com vista à sua reconstituição. Pinturas de Domingos Sequeira, Jean-Baptiste Debret e Arnaud Pallière, assim como uma estatueta de S. Pedro oferecida ao rei pelo Papa Pio VII, encontram-se entre as peças recentemente restauradas que esta visita pretende dar a conhecer.
Acessibilidades
Percurso com condicionantes de acessibilidade, com acessos por escada. O percurso da visita não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.