Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Recital de voz e piano por Nádia Fidalgo e Melissa Fontoura

JEP Recital Site 10

Local

Cafetaria do Palácio Nacional de Queluz

Hora

21h00

Duração

ca. 1 hora

Acesso

Apenas para portadores de bilhete da abertura noturna "Queluz à Luz das Velas"

Este recital de piano e voz, por Nádia Fidalgo (soprano) e Melissa Fontoura (piano), realiza-se no âmbito do evento "Queluz à Luz das Velas", no dia 2 de outubro de 2021, com que se celebram as Jornadas Europeias do Património no Palácio Nacional de Queluz.  

Programa

Giuseppe Giordani (1751-1798)

  • Caro mio ben

 

Jean-Paul Martini (1741-1816)

  • Plaisir d' amour

 

Giacomo Puccini (1858-1924)

  • O mio babbino caro

 

Franz Schubert (1797-1828)

  • Imprumptu, Opus 142, número 2

 

Gabriel Fauré (1845-1924)

  • Le Papillon et la fleur

 

Claude Debussy (1862-1918)

  • La fille aux cheveaux de lin - Prelúdios

 

Joahnnes Strauss II (1825-1899)

  • Mein Herr Marquis (da opereta "O Morcego")

 

Isaac Albéniz (1860-1909)

  • Tango

 

Teodoro Cottrau (1825-1899)

  • Santa Lucia

 

Eduardo di Capua (1865-1917)

  • O sole mio

Sobre o programa

"Este recital é um momento de celebração e a possibilidade de estarmos novamente a partilhar a nossa grande paixão com todos os públicos.

Passámos tempos difíceis e estranhos e agora voltamos ao palco, ao mítico espaço onde se operam as grandes transformações.

Para este momento tão especial, num Palácio repleto de memória, escolhemos algumas da mais belas e emblemáticas árias de Ópera, Opereta, Canções napolitanas e temas de Musicais.

Da voz da Soprano Nádia Fidalgo, à qual se juntará a voz do piano, emergirão as personagens trágicas, apaixonadas, felizes, revoltadas, desesperadas, esperançosas, que acompanham desde sempre a nossa humana natureza.

Em Queluz, numa noite de Outono, um Recital de Encontro.

Esperamos por vós!"

 

Melissa Fontoura

Nádia Fidalgo (soprano)

Nádia Fidalgo Fontoura iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade, tendo concluído o Curso de Piano no Conservatório de Música do Porto. Estudou com Helena Sá e Costa, Manuela Costa e António Rosado. Concluiu o Curso de Canto no Conservatório de Música do Porto, na classe da professora Palmira Troufa.

 

Licenciada no Curso de Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe do Prof. José Oliveira Lopes, trabalha regularmente em Óperas. Representou a personagem de animal de Inverno na Ópera “ A Raposinha Matreira” de Leos Janacék, produzida pela Casa da Música e apresentada no Teatro Rivoli do Porto. Participou como soprano, no coro feminino da Ópera “O diário de um desaparecido”, do mesmo compositor. Esta produção realizou-se no âmbito do Curso de Encenação de Ópera da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentado no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, no Fórum de Almada e no Auditório da Fundação de Serralves. Recentemente, interpretou o papel de Hansel da Ópera “Hansel und Gretel" de E. Humperdinck, apresentada na Casa da Música numa co-produção entre a ESMAE e o Colégio do Rosário. Foi dirigida por Cesário Costa, João Paulo Santos e António Saiote.

 

Participou no Master de canto operático orientado por Ettore Nova e Ambra Vespasiani em Portugal e em Itália, no Ripatransone Opera Festival. Trabalhou com Francisco Lazaro, Diana Somkhieva e Daniel Muñoz.

 

A sua formação cénica tem vindo a desenvolver-se também com a participação em vários filmes nacionais e internacionais, rodados em Portugal: Casanova Variations; Les Taxis Rouges; Sei Lá.


É co-fundadora do TRIO IN TEMPORE, constituído por Melissa Fontoura (piano) e José Corvelo (barítono) cujo objetivo é divulgar a música vocal, nomeadamente a Ópera, junto de novos públicos. O TRIO IN TEMPORE tem realizado concertos por todo o país, com especial ênfase em Trás-os-Montes.


Atualmente,  trabalha regularmente com a soprano Diana Somhkieva em La Coruña.


Lecionou piano, canto e coro no Colégio Luso Internacional do Porto, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, no Colégio Eurythmia e no Colégio dos Carvalhos. 

Melissa Fontoura (piano)

Melissa Fidalgo Fontoura nasceu em Vilarandelo, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real. Iniciou os seus estudos de piano aos seis anos com o professor Francisco Dieguez Doutel na Escola de Música Osnabruck.

 

Prosseguiu a sua formação artística no Conservatório Regional de Guimarães e posteriormente no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o 8º Grau com 18 valores, sob orientação do professor e pianista Constantin Sandu.

 

Ingressou em 1998 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde estudou com nomes de referência no panorama musical nacional, tais como Helena Sá e Costa, Madalena Soveral, Manuela Gouveia, Constantin Sandu, José Parra, Jaime Mota, Miguel Bernat e Manuel Campos.


Frequentou o Conservatório de Trieste, Itália, ao abrigo do programa Erasmus, onde se especializou em disciplinas como Leitura ao Piano, Música de Câmara, Piano e Coro. Teve como orientador o pianista Massimo Gon. Enquanto aí viveu, realizou vários concertos com a pianista Alessandra Sagelli de piano a quatro mãos.


De regresso a Portugal, tem-se dedicado à divulgação da Música de Câmara e ao Ensino.


Realizou inúmeros concertos dos quais se salienta a interpretação da Sonata para Piano e Percussão de Béla Bartók, sob a orientação de José Parra e Miguel Bernat; recitais de canto e piano com vários cantores nomeadamente Nádia Fidalgo, José Corvelo, Eduarda Melo, Ariana Russo, Rita Mourão.

 

Desde sempre, tem sido pianista acompanhadora em cursos, masterclasses e projetos com artistas de várias vertentes. Trabalhou também como pianista do Coro Académico da Universidade do Minho, dirigido pelo seu amigo e compositor Fernando Lapa.


Na Universidade de Aveiro, sob orientação do Professor Doutor António Chagas Rosa, defendeu a sua Tese de Mestrado, sobre a Música Tradicional Transmontana e a sua aplicação ao Ensino do Piano.

 

No campo da composição tem escrito várias peças para a infância, estando a preparar um livro com música e poesia infantil. Escreveu a banda sonora para o Filme “1x2” e conta com obras para piano, piano e canto e quarteto de cordas. Dedica-se também a trabalhos de etnomusicologia, tendo editado juntamente com o Dr. José Sardinha, “As Canções da Avó Guida”. Um Livro/CD e DVD a partir de recolhas de cantares e tradições transmontanas , feitas junto da sua avó, Margarida Fidalgo.

 

Com grande interesse pela Música de Câmara é co-fundadora do TRO IN TEMPORE, com a soprano Nádia Fidalgo e o barítono José Corvelo, e do TRIO GARRETT, com a violoncelista Ângela Carneiro e o Violinista João Vieira de Andrade.

Informação adicional

  • O recital não tem plateia fixa. O público poderá usufruir do concerto na cafetaria e na esplanada do Palácio Nacional de Queluz, utilizando as cadeiras e as mesas disponíveis neste local.
  • O serviço de cafetaria será encerrado durante a realização do recital (entre as 21h00 e as 22h00).