Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de Cafetarias e horários de algumas Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Brasoes

Acontecimentos

Palácio Nacional de Sintra

Depois de seis anos de desterro em Angra do Heroísmo, para onde tinha sido afastado pelo irmão, que o considerava incapaz de governar, D. Afonso VI vem para o Palácio de Sintra, em 1674.

 

Pensa-se que foi na câmara, situada no paço de D. Dinis, mas com pavimento azulejar de c.1440, que o rei D. Afonso VI esteve preso durante nove anos. D. Afonso vivia aqui isolado e com os movimentos controlados, podendo apenas circular até à capela para atender aos ofícios religiosos. Aliás, a tribuna da capela do Palácio teve de ser adaptada, por forma a criar um local onde o monarca pudesse assistir à missa sem ser visto.

 

Nas palavras do embaixador inglês na corte de Lisboa, o rei vivia num quarto que parecia ter sido escolhido mais para enterro que para habitação. D. Afonso acabou mesmo por morrer naquela câmara, nove anos depois de ter chegado a Sintra, em 1683.

136