REABERTURA A 5 DE ABRIL | Consulte as limitações devidas ao atual Estado de Emergência nas secções Horários, Cafetarias e Lojas (em Planear a visita)

Voluntariado nos Jardins Históricos de Sintra e Queluz

Flores Queluz EMIGUS 10

Onde

Jardins e Terreiro do Palácio Nacional de Sintra

 

Jardins do Palácio Nacional de Queluz

Duração

2h30

Lotação

15 voluntários por jardim

Informações

+351 21 923 73 00

Para comemorar o Dia Europeu dos Jardins Históricos, que se assinala no próximo dia 26 de abril, a Parques de Sintra lança um desafio inédito aos amantes da jardinagem, quer tenham experiência ou não. Durante a manhã, das 9h30 às 12h00, nos Jardins dos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, poderão participar como voluntários em várias ações de manutenção, como plantações, monda de canteiros e rega, contribuindo desta forma para a preservação deste património histórico.

Estes jardins fazem parte da "Rota Europeia de Jardins Históricos", que integra as "Rotas Culturais do Conselho da Europa" desde 2020

O programa Rotas Culturais, lançado pelo Conselho da Europa em 1987, demonstra, através de uma viagem no espaço e no tempo, a forma como o património dos diferentes países e culturas da Europa representa um património cultural partilhado. Os Rotas Culturais colocam em prática os valores fundamentais do Conselho da Europa: os direitos humanos, a democracia cultural, a diversidade e identidade cultural, o diálogo, o intercâmbio mútuo e o enriquecimento além fronteiras e séculos. Em 2020, existem 40 Rotas Culturais do Conselho da Europa certificadas (www.coe.int/routes).

ERHG CE 03

Palácio Nacional de Sintra:

- Ponto de encontro: junto à entrada principal do palácio (escadas do Terreiro)

- Atividades: plantação de pelargónios nas balaustradas do terreiro e do palácio, monda de canteiros, rega.

Palácio Nacional de Queluz:

- Ponto de encontro: junto à entrada principal do palácio (bilheteiras)

- Atividades: plantação de hortícolas no Jardim Botânico, monda de canteiros no Jardim Botânico, plantação de hortícolas na Horta dos Príncipes, rega.

Devido às medidas de segurança sanitária em vigor, as inscrições são limitadas a 15 participantes por jardim, que estarão divididos em grupos de 5 pessoas, com o devido distanciamento. Os grupos serão acompanhados pelo chefe de equipa de cada jardim.

A realização da iniciativa requer um número mínimo de cinco voluntários por jardim.

Saiba mais