Locução - Exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre
Gala de Ano Novo
Boa noite, bem-vindos à Escola Portuguesa de Arte Equestre.
O espetáculo terá início dentro de instantes.
Não é permitido tirar fotografias ou realizar vídeos durante a apresentação.
Informamos que podem aceder gratuitamente ao programa da Gala a partir do QR code existente nas cadeiras.
Para acompanhar a exibição em tempo real podem descarregar a App “Arte Equestre”, com descrições dos números e mais informação sobre os cavalos e cavaleiros da Escola.
Fundada em 1979, e atualmente gerida pela Parques de Sintra, a Escola Portuguesa de Arte Equestre é intérprete de uma arte secular na continuidade do que foi a Picaria Real - a academia equestre da corte portuguesa do século XVIII e princípios do século XIX. Os cavalos utilizados na Escola são Lusitanos da Coudelaria de Alter, fundada em 1748, por D. João V, para fornecer a casa real e a sua academia equestre.
À semelhança do que acontece por esse mundo fora no início de cada ano, também a Escola Portuguesa de Arte Equestre celebra o Ano Novo com música clássica. Mas diga-se que a novidade não está na música clássica, que aliás é habitual em todas as galas, e sim por se ir desenvolver um verdadeiro diálogo artístico entre a arte equestre e a arte musical da Associação “3Actos”, aqui presente, e para a qual pedimos desde já o vosso aplauso.
Cavalo em Liberdade
Todos os cavalos da Escola nascem na Coudelaria de Alter, são machos, castanhos, Lusitanos e a sua história remonta há mais de cinco mil anos.
De porte ágil e caráter dócil, as suas características ancestrais distinguem-no das outras raças pelo seu equilíbrio físico e psíquico, versatilidade e agilidade.
Do campo de batalha à elegância da corte portuguesa é aqui que se mostra no seu máximo esplendor.
Suite I para Violoncelo Solo BWV 1007 (J.S. Bach)
Preludio
Carrossel dos Cavalos Novos
Vindos de Alter, os poldros chegam à Escola Portuguesa de Arte Equestre com quatro anos de idade.
Depois de distribuídos pelo Mestre Picador Chefe cada cavalo evolui até ao mais alto nível de acordo com um método de ensino em que cada cavalo é sempre ensinado pelo mesmo cavaleiro.
Na formação de base, designada por Baixa Escola, iniciam-se os princípios e exercícios básicos da sua condução em picadeiro sob o peso do cavaleiro, a passo, a trote e a galope.
O pressuposto e objetivo vai em direção ao esplendor da arte equestre e das inúmeras apresentações que os espera ao longo de uma carreira que se deseja longa e para a qual são treinados.
Eine Kleine Nachtmusik (W.A. Mozart)
III. Menuetto;
IV Rondo
Picaria Real
Passo 2, 3 ou 4:
É depois de muito ensino, treino e dedicação que cavalos e cavaleiros estão prontos para se apresentarem perante o público. As coreografias de Alta Escola apresentam exercícios e movimentos sincronizados, numa demonstração de precisão, ritmo e coordenação entre cavaleiros, refletindo os princípios clássicos da equitação barroca e da arte equestre portuguesa.
Concerto para Dois Violinos BWV 1043 (J.S. Bach)
I. Vivace
III. Allegro
Rédeas longas:
No momento que se segue, assistiremos à arte da comunicação entre cavalo e cavaleiro. Em rédeas longas, cada movimento é guiado apenas pela voz e pelo toque subtil das rédeas, revelando confiança e harmonia. É um diálogo silencioso que celebra a tradição e a elegância da equitação portuguesa.
Concerto Brandemburguês nº3 BWV 1048 (J.S. Bach)
I. Allegro
Suite nº 3 para Orquestra BWV 1068 (J.S.Bach)
Gavotte I & II
Giga
Ares Altos:
Nos Ares Altos, cavalos e cavaleiros encontram a sincronia perfeita. De exercícios como o Piaffer e a Passage, passando pelo Terra-a-terra preparam-se estes magníficos animais para outros grandes exercícios como as Pousadas, as Levadas, as Balotadas e as Capriolas.
Les Indes Galantes (J. Rameau)
Danse du Grand Calumet de la Paix
Suite Abdelazer (H. Purcell)
Rondeau
::: INTERVALO :::
Teremos agora um intervalo de 15 minutos. Convidamos todos os presentes a visitarem a nossa loja e cafetaria.
::: INTERVALO :::
O espetáculo será retomado dentro de 5 minutos.
Relembramos que não é permitido tirar fotos ou realizar vídeos e que podem aceder ao programa da Gala a partir do QR code existente nas cadeiras.
Para saber mais sobre a Escola podem descarregar a App “Arte Equestre”
Homenagem ao Barão e ao Xajeco
Hoje a Escola Portuguesa de Arte Equestre homenageia dois cavalos que nos últimos anos têm sido parte desta equipa e contribuído para a divulgação da tradição equestre portuguesa: são eles Xajeco e Barão.
O cavalo Xajeco, com 22 anos, é filho do garanhão Joca e da égua Quinjara. Tendo ingressado na Escola aos quatro anos foi apresentado por vários picadores ao longo da sua carreira, demonstrando uma grande versatilidade. Começou por participar no Carrossel, destacou-se nas Capriolas à mão, e nos últimos anos tem brilhado nos desafiantes Jogos da Corte.
O cavalo Barão, com 19 anos, é filho da égua Unitiva e do famoso garanhão Rubi, cavalo olímpico que participou nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 com o picador Gonçalo Carvalho. Ingressou na Escola com quatro anos de idade tendo acompanhado o Mestre Picador Chefe João Pedro Rodrigues desde os 5 anos. Foi cavalo fila guia do carrossel desde 2016.
Muito obrigado ao Xajeco e Barão por estes anos de trabalho conjunto, e que agora desfrutem do seu merecido descanso.
Jogos da Corte
Chegamos, então, ao momento de justa demonstração da destreza. Ali, o Estafermo, figura de curiosa importância. Acolá a medusa, a relembrar os mitos antigos. Mais além a cabeça e as argolas para o treino da perícia e pontaria. Juntos, simulam os exercícios de batalha e outros que recriam o universo dos torneios, das justas e de um tipo de equitação muito ibérica e portuguesa: a gineta.
Orquestra
A Associação 3Actos pretende promover a arte como um todo, proporcionando concertos onde a música se alia à poesia, ao teatro, a artes gráficas e performativas em geral. Num tempo de imersão permanente em tecnologia digital, todas elas são fundamentais para a Re-humanização da existência, pois a complementaridade do diálogo artístico fomenta e enriquece esse regresso da humanidade a si mesma.
Acreditando profundamente nisto, a 3Actos apresenta-se com formações variadas, como Trio com Piano, Quarteto de Cordas ou Orquestra de Câmara, sempre numa perspetiva de adaptabilidade e sinergia artística com os seus parceiros culturais.
Suite nº 3 para Orquestra BWV 1068 (J.S.Bach)
Aria
Solo
Sr. Marquês de Marialva, que viagem! Devo dizer que é bom tê-lo connosco a ensinar a arte equestre, neste momento único de confiança e dedicação entre picador e cavalo. Chegou o seu momento: o solo.
Divertimento em Fá Maior (W.A. Mozart)
I. Allegro
III. Presto
Carrossel
Invocando as figuras de Manoel Carlos d’Andrade e do Marquês de Marialva, despedimo-nos, assim, com o grand final das apresentações régias do Renascimento e Barroco, o carrossel.
Water Music (G.F. Haendel)
Hornpipe
Está concluída a Gala de Ano Novo.
Convidamos todos a assistirem a uma das “Manhãs da Arte Equestre”, que acontecem de 2ª a 6ª feira, entre as 11:00 e as 13:00.
A Parques de Sintra e a Escola Portuguesa de Arte Equestre agradecem a vossa presença, e felicitam a Orquestra da Associação 3 Atos por este verdadeiro concerto de Ano Novo.
Votos de um Feliz Ano de 2026 para todos!