15 de janeiro a 16 de março: encerramento temporário no âmbito do atual Estado de Emergência

Linhas do Tempo - Palácio Nacional de Queluz

03 Gardens Of The National Palace Of Queluz Credits PSML Luis Duarte Bx

Monumento

Palácio Nacional de Queluz

Objetivo

Preparar a visita; explorar temas relacionados com este palácio

Produção de conteúdos

Conservadores e investigadores do Palácio Nacional de Queluz

Acesso

Conteúdo gratuito

Palácio Nacional de Queluz, a Quinta de Veraneio da Família Real

Explore as diversas linhas cronológicas paralelas que enquadram os acontecimentos mais relevantes para a compreensão da Real Quinta de Queluz, um dos exemplos mais notáveis da arquitetura rococó e neoclássica e de jardins segundo o modelo francês da segunda metade do século XVIII em Portugal.

Cada acontecimento tem conteúdos em formato texto ou imagem, com ligações internas para outras linhas, o que permite relacionar a história deste palácio com os acontecimentos regionais, nacionais e internacionais.

Linhas cronológicas disponíveis

  • Linha Mundo: identifica acontecimentos marcantes da história do Ocidente e oferece marcos cronológicos que ajudam a situar os eventos nas restantes linhas temáticas.
  • Linha Portugal – Reis e Rainhas: enquadra os principais períodos políticos e personagens que acompanharam a evolução do palácio, desde o século XVI até à sua doação ao Estado pelo rei D. Manuel II, em 1908.
  • Linha Casa do Infantado: dedicada à instituição, fundada em 1654, em favor do filho segundo do Rei de Portugal, o que lhes garantia rendimentos próprios. Dá a conhecer os Senhores desta importante Casa Senhorial e as suas intervenções na Quinta de Queluz. Alguns, por circunstâncias diversas, herdaram a Coroa de Portugal.
  • Linha Palácio de Queluz: identifica os principais períodos de construção e transformação do edifício e dos jardins. Apresenta a residência real de duas gerações de monarcas, marcada pelas vivências e memórias de momentos importantes da história e da sociedade portuguesas, na transição do antigo regime para o liberalismo.