Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Camaras Joaoiii 790X593px

Descubra os objetos em exposição no Palácio Nacional de Sintra

Câmaras de D. João III

Estas pequenas câmaras foram construídas no século XVI para o rei D. João III, mas não se sabe para que fins foram usadas. A perda de memória dificulta a sua apreciação.

Os objetos aqui expostos serviram para garantir a conservação da memória de casas nobres. Em alguns casos, conseguiram fazê-lo.

 

Conheça os objetos expostos nesta sala.

PNS3593 790X593px

Retrato de Nobre

  • Espanha, século XVI-XVII
  • Óleo sobre tela
  • Nº. Inv. PNS3593
PNS3622 790X593px

Retrato de Senhora

  • Flandres, século XVII
  • Óleo sobre madeira
  • Nº. Inv. PNS3622
PNS3594 790X593px

Retrato de Jovem

  • Florença, século XVII
  • Óleo sobre tela
  • Nº. Inv. PNS3594
PNS3647 790X593px

Retrato de Diego Gómez de Sandoval, Comendador-mor da Ordem de Calatrava, Conde de Saldaña

  • Juan Pantoja de la Cruz (c.1553-1608)
  • Espanha, 1605-1608
  • Óleo sobre tela
  • Nº. Inv. PNS3647
  • Saiba mais aqui
PNS3632 790X593px

Retrato do Correio-Mor Duarte Sousa da Mata Coutinho

  • Portugal, século XVII (segunda metade)
  • Óleo sobre tela
  • Nº. Inv. PNS3632
PNS3631A 790X593px

Retrato do Correio-Mor Luís Gomes da Mata

  • Portugal, século XVII (meados)
  • Óleo sobre tela
  • Nº Inv. PNS3631A
PNS3599 790X593px

Retrato de Paola Visconti

  • Paris Bordone (1500-1571)
  • Itália, c. 1550-1552
  • Óleo sobre tela
  • Nº. Inv. PNS3599
PNS3628 790X593px

Retrato de nobre, Cavaleiro da Ordem de Cristo

  • Portugal, século XVIII (primeira metade)
  • Óleo sobre tela
  • Nº. Inv. PNS3628
PNS3644 790X593px

Retrato de Leopoldo I de Habsburgo, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico

  • Século XVII (último quartel)
  • Óleo sobre tela
  • Nº. Inv. PNS3644
PNS2855 790X593px

Cadeira

  • Portugal, século XVIII
  • Madeira, couro e metal dourado
  • Nº. Inv. PNS2855
PNS3049 790X593px

Contador

  • Portugal, século XVII-XVIII
  • Pau-santo e metal dourado
  • Nº. Inv. PNS3049
PNS3101 790X593px

Armário

  • Holanda, século XVII
  • Carvalho
  • Nº. Inv. PNS3101
PNS2984 790X593px

Arca

  • Itália (?), século XVI-XVII
  • Nogueira e ferro
  • Nº. Inv. PNS2984
PNS6179 790X593px

Arca

  • Siena, Itália, século XV-XVI
  • Nogueira, mogno, cerejeira e ferro
  • Nº Inv. PNS6179

Memória

As salas deste núcleo foram construídas no século XVI por iniciativa de D. João III (1502-1557). Foram alteradas várias vezes e perderam a sua decoração original. A informação sobre como eram utilizadas permanece por encontrar.

Acreditamos que a primeira sala – a das Galés – possa ter sido uma galeria. Nos palácios reais europeus, as galerias serviam para passear e desfrutar das vistas, mas também para estimular o diálogo intelectual. Este tipo de diálogo, frequentemente entre um mestre e um discípulo, era uma forma de produzir conhecimento. Estes diálogos foram particularmente importantes durante o Humanismo – a doutrina filosófica que vigorou na Europa dos séculos XV e XVI. As conversas poderiam girar em torno dos temas pintados nas paredes ou nos tetos da galeria, que nalguns casos serviam para exaltar os feitos da Monarquia. Assim, as galerias eram locais de descanso e reflexão, mas também lugares de memória.

O núcleo está dividido em duas partes. A Sala das Galés promove o debate sobre a influência da herança islâmica na memória nacional portuguesa. As salas seguintes exibem objetos que serviam para conservar a memória das famílias nobres.