08 de julho: Chalet da Condessa d'Edla encerrado. Saiba mais

Convento dos Capuchos reabriu ao público

04 jul. 2025

O Convento dos Capuchos reabriu ao público esta semana. O monumento foi encerrado a 19 de março, na sequência da passagem da depressão Martinho, que provocou danos consideráveis na Serra de Sintra, nomeadamente ao longo das vias de circulação no Perímetro Florestal.

 

A abertura à circulação da Estrada dos Capuchos e da estrada que liga o Pé da Serra ao cruzamento dos Capuchos permitiu a reabertura do monumento. As restantes vias e zonas no Perímetro Florestal continuam fortemente condicionadas e interditas, devido aos trabalhos que a Parques de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra estão a levar a cabo.

06 Convento Dos Capuchos Corredor Das Celas Creditos PSML

A Parques de Sintra já procedeu à recolha e retirada de 3 milhões e 200 mil quilos de madeira nas áreas afetadas pela depressão Martinho. A empresa tem em curso o projeto de recuperação faseada das áreas florestais que sofreram estragos; um trabalho que vai prolongar-se durante os próximos dois anos e que implica um investimento de cerca de 3 milhões de euros.

 

Paralelamente, a Parques de Sintra está a desenvolver um plano que irá permitir mitigar os efeitos erosivos provocados por este fenómeno e a rearborização das áreas afetadas.

 

Este plano prioriza a plantação de espécies autóctones, estratégias para manter a estabilização do solo, recuperação da cobertura vegetal, manutenção do equilíbrio hídrico e restabelecimento dos habitats naturais, assegurando, desta forma, maior sustentabilidade e resiliência da floresta face a futuros eventos extremos.

 

O Convento dos Capuchos, fundado em 1560 no coração da Serra de Sintra, volta, assim, a receber visitantes, que vêm à descoberta de um local que é a simbiose entre uma humilde construção humana e o esplendor natural. Completamente desprovido de luxo e de conforto, destaca-se pela sua simplicidade e respira devoção espiritual e ascetismo.

 

Na noite de 19 para 20 de março, a passagem da depressão Martinho pela Serra de Sintra provocou a queda de cerca de 100 mil árvores, afetando 280 hectares do total dos cerca de mil hectares sob gestão da Parques de Sintra, que incluem o Convento dos Capuchos e o bosque que o rodeia. Este fenómeno climático extremo e inédito na região foi particularmente destrutivo devido à combinação excecional de diversos fatores meteorológicos.

13 Remocao De Arvores Caidas Apos Depressao Martinho Creditos PSML Jose Marques Silva Bx