14/05/2025 - Chalet da Condessa d'Edla encerrado. Saiba mais

Parques de Sintra lançou novo projeto editorial no Palácio Nacional de Queluz

05 mai. 2025

No dia 30 de abril, no Palácio Nacional de Queluz, a Parques de Sintra lançou o novo projeto editorial “Património em Foco”, cujo primeiro número, “Ao Serviço da República – Pavilhão D. Maria I. Residência dos Chefes de Estado em Visita Oficial a Portugal”, da autoria da conservadora Conceição Coelho, é dedicado ao Pavilhão D. Maria I, importante ala deste Palácio.

 

O administrador Luís Calaim representou o Conselho de Administração da Parques de Sintra no evento que foi aberto por António Nunes Pereira, diretor dos Palácios geridos pela Parques de Sintra. António Nunes Pereira salientou que o número inaugural desta nova coleção “debruça-se sobre uma área do Palácio de Queluz que, até ao momento, tinha sido pouco estudada e foca-se numa época da vivência do palácio que tende a ser esquecida, ou seja, a utilização por parte da República deste património que, de um modo geral associamos, e corretamente, à Monarquia.” O diretor descreveu este trabalho como “aprofundado, sistemático e persistente, com um resultado absolutamente brilhante”.

 

Conceição Coelho, autora da monografia, enfatizou o “forte suporte documental e iconográfico” que sustentou o seu estudo. Num processo de investigação que descreveu como “lento e complicado”, procurou reunir “o maior número possível de imagens que mostrassem o interior da residência”. Para tal, contou vários apoios internos e externos, tendo destacado o contributo do Embaixador Manuel Côrte-Real, presente neste lançamento, “que forneceu uma série de fotografias que foram imprescindíveis para a compreensão do espaço”.

 

A conservadora explicou, igualmente, o racional que presidiu à musealização do Pavilhão D. Maria I. A reconstituição do espaço baseou-se “nos objetos que foram ficando no Palácio desde 1940”, resultando num “repositório com várias camadas temporais”, que reflete “as alterações arquitetónicas, funcionais e até estéticas” que o Pavilhão D. Maria I atravessou ao longo do tempo.

 

Esta publicação aborda a vasta e significativa história do Pavilhão D. Maria I, apresentando-o como um testemunho vivo da história de Portugal, desde a sua construção e ocupação na época da Monarquia até ao papel desempenhado durante a República, época em que foi adaptado a residência temporária do Chefe de Estado e dos hóspedes ilustres do Governo, convertendo-se num dos palcos da diplomacia e da política externa nacionais.

 

A sua elaboração resultou de uma investigação aprofundada em diversos arquivos nacionais, tendo envolvido igualmente, fontes jornalísticas e fotográficas, como o Arquivo Municipal de Lisboa, o Centro Português de Fotografia e o Arquivo do Diário de Notícias. A consulta exaustiva destes acervos permitiu reunir documentação inédita, bem como imagens raras que documentam as transformações arquitetónicas e decorativas desta ala do Palácio e ajudam a compreender a sua história e a das personalidades que por lá passaram.

 

Entre 1940 e 2004, o Pavilhão D. Maria I recebeu cerca de 120 líderes mundiais, nomeadamente, a Rainha Isabel II do Reino Unido; o Generalíssimo Franco de Espanha; o General Eisenhower dos EUA; Sukarno da Indonésia; João Café Filho do Brasil; Nicolae Ceausescu da Roménia; Lech Walesa da Polónia; Haile Selassie, Imperador da Etiópia; o Rei Juan Carlos de Espanha; Samora Machel de Moçambique; François Miterrand de França; os Imperadores do Japão, entre tantos outros, que marcaram a história do século XX.

 

Em 2019, arrancou o projeto de musealização do Pavilhão D. Maria I, que procurou preservar as memórias associadas à sua utilização durante a República como residência oficial, valorizando, simultaneamente, a sua origem como parte integrante do conjunto arquitetónico e paisagístico do Palácio Nacional de Queluz, enquanto residência da Família Real Portuguesa.

 

Após a publicação de quatro números da série de monografias digitais “Coleções em Foco”, o novo projeto “Património em Foco” mantém o objetivo, mas torna-se mais abrangente quanto aos temas abordados para a refletir a diversidade do património edificado e natural à guarda da Parques de Sintra. Incluirá, ainda, uma série dedicada a documentos técnicos ligados à conservação do património.

 

É desta forma que a Parques de Sintra dá continuidade a uma iniciativa editorial inédita a nível nacional que faculta o acesso fácil e gratuito aos resultados mais recentes do trabalho de investigação desenvolvido na empresa, promovendo a partilha e a disseminação do conhecimento junto do grande público. Os números que integram esta coleção são disponibilizados online, gratuitamente, de acordo com o movimento Open Access. Esta edição já está disponível no site da Parques de Sintra para download, em português.

01 E7A4407©PSML Jose Marques Silva Rd
02 E7A4459©PSML Jose Marques Silva Rd
03 E7A4477B©PSML Jose Marques Silva Rd