Palácio Nacional de Sintra acolhe encontro internacional sobre a caça na Idade Média
17 out. 2025
Nos dias 23 e 24 de outubro, o Palácio Nacional de Sintra será palco do II Encontro de Caça Medieval: Preparando a Perseguição: Onde e Quando? (II Medieval Hunting Meeting: Setting up the Chase: Where and When?), organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM NOVA/FCSH) e pela Network for the Environment in Medieval Usages & Societies (NEMUS), com a parceria da Parques de Sintra.
Esta reflexão interdisciplinar em torno da caça medieval terá como mote a interação entre tempo e espaço enquanto fator condicionante das práticas cinegéticas medievais, contando com investigadores de diversas áreas como arqueologia, biologia, história ou geografia. Durante a Idade Média, foram várias as zonas de caça utilizadas, sendo estas definidas pela paisagem circundante, incluindo a fauna e flora endémicas. Simultaneamente, as práticas de caça obedeciam aos ciclos naturais, dependendo do ritmo das estações ou do clima, e eram, igualmente, influenciadas por circunstâncias motivadas pela ação humana.
Ao longo da história, a Serra de Sintra foi um território privilegiado de caça, atraindo a Família Real e a nobreza, que faziam do Paço de Sintra a sua residência e o local onde eram servidos sumptuosos banquetes elaborados com as animais capturados nas caçadas reais. Durante os dois dias deste encontro, haverá oportunidade para recuar no tempo e evocar estas vivências. No dia 23 de outubro, às 16h30, junto à horta dos jardins do Palácio Nacional de Sintra, que são de entrada livre, haverá demonstrações de voo de aves de rapina, sobretudo, falcões. As aves estarão em exposição durante todo o dia, num abrigo junto à horta, e o público será convidado a interagir com os falcoeiros da Falcões do Oeste.
As inscrições para assistir ao encontro, que será conduzido em inglês, são gratuitas e devem ser efetuadas até 22 de outubro através do link: https://forms.gle/qh2k4Pb4pHUtg5UM8
O programa e demais informações podem ser consultados aqui.
