Parques de Sintra adquire novas viaturas elétricas para equipas de manutenção do património natural
30 set. 2025
A Parques de Sintra continua a levar a cabo o projeto de renovação integral da sua frota de transportes, que visa substituir os veículos híbridos de combustão interna por alternativas 100% elétricas, tendo adquirido, recentemente, três novas viaturas (duas de quatro lugares e uma de dois) para apoio logístico às equipas de manutenção do património natural nas suas tarefas diárias. Trata-se de uma alteração estratégica que reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a inovação e a melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores.
Os novos veículos 100% elétricos já operam nos Jardins do Palácio de Queluz, nos Parques da Pena e de Monserrate e no Convento dos Capuchos, cuja gestão e manutenção requer viaturas especificamente concebidas para transportar, com segurança e conforto, as equipas internas até às diversas frentes de trabalho diário; as ferramentas e equipamentos utilizados nas suas tarefas; e os materiais resultantes destas atividades (material vegetal e outro) para locais adequados ao seu processamento. Dadas as características dos espaços onde vão estar ao serviço, são veículos com capacidade de circulação fluida e segura em acessos interiores de reduzida largura (na sua maioria destinados à circulação pedonal de visitantes), bem como motorização e aderência adequadas a pavimentos pouco regulares e de elevada inclinação.
Por outro lado, e uma vez os trabalhos de manutenção dos parques e jardins decorrem em paralelo com a fruição dos espaços por parte dos visitantes, são veículos silenciosos que permitem conciliar as tarefas diárias com a qualidade da visitação.
Em linha com as metas ambientais estabelecidas a nível nacional e internacional, que defendem um futuro mais sustentável, estas viaturas permitem reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa, e apresentam elevada eficiência energética, que se traduz em benefícios económicos e num impacto positivo no ambiente.


