Novos autocarros elétricos já circulam no Parque da Pena
19 mai. 2025
No Parque da Pena, entraram em funcionamento dois novos veículos elétricos que passam a assegurar o serviço de transferes, que liga a entrada principal do Parque ao Palácio Nacional da Pena. A medida integra-se no projeto de renovação integral da frota de transporte de passageiros da Parques de Sintra, que visa substituir os veículos híbridos de combustão interna por viaturas 100% elétricas. Trata-se de uma alteração estratégica que reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a inovação e a qualidade do serviço.
A decisão de substituir os veículos anteriormente usados por viaturas totalmente elétricas foi motivada pelas vantagens inegáveis das soluções elétricas, que, ao oferecerem uma eficiência energética superior, apresentam não apenas benefícios económicos, mas também um impacto positivo no ambiente e na qualidade do serviço prestado aos visitantes. Uma das mais-valias significativas da transição para viaturas elétricas é a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa. Ao tomar esta opção, que exigiu a criação de uma infraestrutura de carregamento adequada, a Parques de Sintra contribui para a diminuição das emissões poluentes e alinha-se com as metas ambientais estabelecidas a nível nacional e internacional, em defesa de um futuro mais sustentável.
O trajeto que liga a entrada principal do Parque da Pena ao Palácio apresenta declives, curvas muito acentuadas e caminhos estreitos. Os novos veículos, com 25 lugares (aos quais vão juntar-se, em breve, mais dois de 32 lugares), caracterizam-se pelo elevado desempenho e manobrabilidade, o que lhes permite ultrapassar com eficiência estas condições desafiantes. Com um design moderno, carroçaria de alta resistência, sistema de suspensão independente nas 4 rodas, direção electro-hidráulica, sistema de travagem regenerativa (que permite acumular energia na descida), estrutura low-floor, sensores de aproximação, climatização independente e um circuito de vigilância em que as câmaras de vídeo substituem os espelhos interiores e exteriores, entre outras inovações tecnológicas, estas viaturas proporcionam, tanto aos motoristas, como aos passageiros, uma experiência de viagem silenciosa, tranquila, segura e confortável.
Destaque, igualmente, para a componente da acessibilidade, já que estes autocarros são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, assegurando que todos os visitantes, independentemente das suas necessidades, podem usufruir de um transporte de qualidade.


