Escola Portuguesa de Arte Equestre pela primeira vez nos EUA para promover workshop
17 set. 2025
Numa deslocação inédita aos Estados Unidos da América, nos dias 27 e 28 de setembro, a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) estará em Boston para ministrar um workshop intitulado “Riding Principles of the Portuguese School of Equestrian Art” (Princípios de Equitação da Escola Portuguesa de Arte Equestre). Esta formação de dois dias será o destaque principal do evento “Harmony in Motion: Classical Foundations, Modern Expression” (Harmonia em Movimento: Fundamentos Clássicos, Expressão Moderna), organizado pela Sons of the Wind School of Equestrian Art Foundation com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Boston.
Com foco especial no cavalo lusitano e na Arte Equestre Portuguesa, recentemente classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, a iniciativa pretende promover a cultura portuguesa, juntando no mesmo espaço a comunidade portuguesa e a sociedade norte-americana. Demonstrações e debates completam o programa destinado profissionais, estudantes e público em geral.
Durante o workshop teórico-prático que será realizado pela EPAE, os cavaleiros da Escola vão partilhar com os participantes os métodos de treino da equitação clássica, tanto para a Baixa, como para a Alta Escola, que praticam exclusivamente com os cavalos de raça Lusitana de Alter, mas que podem ser adaptados a qualquer cavalo.
No primeiro dia da formação, o programa contempla uma introdução à Arte Equestre Portuguesa, desde a “Picaria Real” até à Escola Portuguesa de Arte Equestre; aborda a seleção do cavalo de raça Lusitana de Alter para Escola e a sua utilidade para qualquer aficionado que possua cavalos; e dedica especial atenção à Baixa Escola e ao trabalho à mão.
O segundo dia será dedicado à Alta Escola, especialmente aos exercícios denominados Ares Altos praticados pela EPAE; ao trabalho avançado à mão; ao bem-estar animal; e à importância da relação cavalo-cavaleiro.
Estabelecida em Massachusetts, a Sons of the Wind tem vindo a desempenhar um papel central na criação, importação e divulgação do cavalo lusitano neste país há várias décadas, funcionando, também, como escola de equitação e de treino de cavalos para provas de demonstração (dressage). Através da Sons of the Wind School of Equestrian Art Foundation tem promovido a cultura equestre portuguesa e as ligações entre Portugal e os Estados Unidos da América.
