Palácio de Monserrate e Convento dos Capuchos encerrados. Saiba mais | Condicionamentos na visita ao Palácio Nacional da Pena. Saiba mais

Depressão Kristin: Parques de Sintra ativou equipas de resposta que permitiram reabertura de monumentos

31 jan. 2026

Na sequência da reorganização interna recentemente implementada, a Parques de Sintra criou piquetes de resposta rápida e, perante a previsão meteorológica associada à passagem da depressão Kristin, ativou de imediato as equipas no terreno, com prioridade à segurança de pessoas e ao restabelecimento das condições de circulação.

 

As operações avançaram assim que as condições meteorológicas o permitiram, com trabalhos de limpeza de estradas e caminhos em toda a área afetada e uma avaliação preliminar dos danos, possível dentro das circunstâncias, tendo sido repostas as condições essenciais de segurança nos monumentos e parques nas primeiras 24 horas após a passagem da depressão Kristin. No registo preliminar, contabiliza-se a queda de 92 árvores no Parque da Pena, 52 no Parque de Monserrate e cinco nos Jardins do Palácio Nacional de Sintra.

 

João Sousa Rego, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, refere que “tínhamos equipas já preparadas, que saíram imediatamente para o terreno, intervindo de forma célere e coordenada na limpeza de estradas e caminhos, na desmontagem controlada de árvores em risco e na remoção de detritos após a passagem da depressão Kristin”.

 

O responsável acrescenta que “foi também realizada uma avaliação aos monumentos e edifícios sob gestão da Parques de Sintra, não tendo sido identificados danos graves ou estruturais, estando a ser finalizadas as últimas operações de limpeza nos acessos rodoviários ao Parque e Palácio de Monserrate e ao Convento dos Capuchos em colaboração com a Proteção Civil”. João Sousa Rego sublinha ainda que “a Parques de Sintra está a avaliar o impacto deste novo fenómeno extremo no perímetro florestal sob sua gestão, que inclui mais de mil hectares de floresta, com recurso a equipas no terreno e a drones em toda a área, prevendo-se a consolidação dos resultados nos próximos dias”.

 

O Presidente do Conselho de Administração destaca ainda “o profissionalismo e a dedicação de todos os trabalhadores da Parques de Sintra e a colaboração ativa entre parceiros institucionais, em particular da Câmara Municipal de Sintra, num momento particularmente complexo após a madrugada da depressão Kristin”.

 

Os números agora divulgados têm carácter preliminar e poderão ser atualizados à medida que a avaliação técnica e operacional avance.

E7A7565 Bx
E7A7779 Bx
E7A7614 Bx
E7A7753 Bx
E7A7644 Bx
E7A7891©PSML Jose Marques Silva Bx
E7A7921©PSML Jose Marques Silva Bx