15 a 30 janeiro: encerramento temporário no âmbito do atual Estado de Emergência

Visita 360º ao Palácio Nacional de Sintra

Capa Livros Novo Site1

Monumento

Palácio Nacional de Sintra

Conteúdo

Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Acesso

Conteúdo gratuito

Acessibilidade

Monumento 100% acessível nesta experiência digital

  • Visite o Palácio Nacional de Sintra em sua casa
  • Permite percorrer a totalidade do monumento
  • Contém informação sobre peças do acervo em destaque
  • Oferece conteúdos escritos e áudio

 

Visita virtual para conhecer a fundo um dos mais importantes monumentos nacionais

Através de imagens de alta resolução, que permitem observar todos os detalhes, oferece a oportunidade de explorar livremente a totalidade do percurso expositivo do monumento e dos seus jardins, bem como de aprofundar conhecimentos sobre os espaços e principais objetos das coleções com recurso a textos interpretativos. Através desta experiência digital, o Palácio Nacional de Sintra torna-se, também, mais acessível, nomeadamente, a visitantes com mobilidade condicionada.

Acessibilidade

O Palácio Nacional de Sintra é um dos monumentos mais desafiantes ao nível de acessibilidade física. Apesar do esforço que a Parques de Sintra tem empreendido para disponibilizar o acesso dos monumentos a uma maior diversidade de visitantes, apenas 40% do edifício pode ser visitado fisicamente por pessoas de mobilidade condicionada, devido às características deste palácio e ao valor histórico e cultural que as acompanham. Esta ferramenta digital procura tornar o Palácio Nacional de Sintra mais acessível, incluindo a pessoas com mobilidade condicionada, graças à disponibilização virtual de todo o percurso museológico. Este palácio torna-se, assim, mais próximo de todos os visitantes, ainda que não lhes seja possível percorrê-lo fisicamente.

Inovação

As visitas virtuais ao património são cada vez mais habituais, embora frequentemente apenas permitam percorrer os espaços, sem a disponibilização de conteúdos que ofereçam uma experiência de confronto direto com o sítio patrimonial e com as coleções. Com esta nova experiência digital, a Parques de Sintra desenvolveu um modelo de visita virtual que pretende estabelecer uma ligação informada e estimulante entre o visitante, o Palácio Nacional de Sintra e as suas coleções. Nesta Visita 360º é, assim, possível explorar pormenores do edifício e das coleções graças à elevada definição das imagens especialmente captadas para este projeto. Estas imagens permitem, não só, fazer a ampliação de pormenores, como também foram captadas de pontos de vista privilegiados, como são exemplo as imagens do interior da Câmara em que o rei D. Afonso VI esteve preso, que têm um ponto de vista inacessível aos visitantes durante uma visita física ao palácio.