Corrida Fim da Europa – 29 de janeiro: cortes de trânsito. Saiba mais  /// Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais 

Liceum Zośka 1

O LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu "Zośka" (LO) é uma escola secundária pública de Varsóvia frequentada por alunos dos 14 aos 19 anos de idade. Cerca de 600 alunos frequentam a escola, na qual lecionam 60 professores a tempo inteiro ou a tempo parcial. Os "perfis" das aulas são: a) artístico (com aulas de teatro/representação, dança, língua polaca e ciências cívicas); b) matemática e física; c) geografia e matemática; d) biologia e química. Todos os alunos aprendem também o inglês. A sua atividade pedagógica tem por base a procura do desenvolvimento versátil dos alunos. É importante que os alunos construam o conceito das suas vidas e aprendam a alcançar objetivos, sempre baseados na honestidade e no trabalho árduo. Desenvolver o respeito dos alunos pelo bem comum enquanto alicerce da vida social e do patriotismo é um valor de importância fundamental. Nas suas atividades didáticas, educacionais e de desenvolvimento, as escolas devem visar o bem-estar dos alunos, cuidar da sua saúde, promover uma atitude moral e cívica e respeitar a dignidade de cada um. A escola moderna deve moldar as atitudes dos estudantes nas esferas emocional, social, estética e moral. Deste modo, os alunos participam em diferentes atividades, tais como reuniões anuais com os sobreviventes da Revolta de Varsóvia. Também preparam apresentações de teatro e espetáculos para celebrar diversas datas patrióticas, tais como o Dia da Independência e a comemoração da Revolta de Varsóvia. Em cooperação com o nosso professor de teatro/representação, os alunos prepararam e apresentaram o espetáculo no Teatr Polski, em Varsóvia.

As atividades da escola no domínio do desenvolvimento artístico dos jovens receberam louvores da parte de organizadores de diferentes concursos e atividades. Em 2012, a LO recebeu a distinção "Escola com uma ideia" pelo vasto desenvolvimento artístico dos seus alunos. A instituição realiza igualmente atividades destinadas a combater manifestações de antissemitismo e xenofobia, bem como a promover uma educação para a tolerância. Em 2014, a nossa escola recebeu o título honorário de "Escola de diálogo".

A LO especializa-se em aulas de teatro/representação e de dança. O objetivo deste perfil é apoiar o desenvolvimento artístico dos alunos e reforçar as suas competências criativas. O grupo é composto por cerca de 30 alunos e 1 professor. Durante as aulas de dança, os alunos aprendem diversos estilos e técnicas de dança e preparam espetáculos de dança e musicais. Como referido acima, os alunos, juntamente com um professor, preparam espetáculos de dança, mas também participam em concursos de dança, no Festival de Teatro Żmichowska, no Festival de Arte e Cultura de Sobieski. O grupo também preparou e apresentou a peça "Dziady" [A Noite dos Antepassados], escrita por Jakub Nowakowski, no Teatr Polski, em Varsóvia.