Corrida Fim da Europa – 29 de janeiro: cortes de trânsito. Saiba mais  /// Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais 

Jouer 2015

O AGML é um agrupamento de onze estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário, com sede na escola secundária de Santa Maria, localizada na Rua Pedro Cintra, em Portela de Sintra. O AGML foi criado em julho de 2012, no âmbito da reorganização da rede de escolas de Sintra. Serve as freguesias de Santa Maria e São Miguel, São Martinho, São Pedro de Penaferrim e Colares. Em termos territoriais, estas freguesias abrangem uma área de 95 km2, equivalente a 30,2% do concelho de Sintra. No que respeita ao peso demográfico, segundo os Censos de 2011, estas freguesias contam com 37 219 habitantes, que correspondem a 9,9% da população residente no concelho.

Contudo, a área de influência do AGML ultrapassa os limites das freguesias nas quais opera. Em particular, o ensino secundário atrai também alunos das freguesias vizinhas de Algueirão-Mem Martins, São João das Lampas, Terrugem, Pero Pinheiro e Montelavar. O território do AGML é dominado pela Serra de Sintra ("Monte da Lua"), uma paisagem de enorme significado natural e cultural caracterizada pela sua diversidade natural, histórica e social.

O AGML conta com mais de duas décadas de experiência em projetos europeus, tendo participado, nomeadamente, nos programas Lingua, Socrates, Comenius e Erasmus KA1 e KA2. O AGML também estabeleceu fortes parcerias com várias escolas a nível internacional (Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Marrocos, Reino Unido, República Checa, Suécia e Turquia).