Assistente de Investigação - Arqueologia, Arquitetura, Geografia, História
Encontra-se aberta, até 21 de novembro, a chamada para apresentação de candidaturas para a contratação de 1 (um) Assistente de Investigação, em regime de prestação de serviços, no âmbito do projeto de investigação e museografia A Fortaleza de Sintra no al-Andalus, para o período de 1 de janeiro de 2026 a 30 de junho de 2027.
Âmbito do projeto: O projeto de investigação A Fortaleza de Sintra no al-Andalus tem como objetivo analisar a arquitetura e a adaptação topográfica do atual Palácio Nacional de Sintra, com vista a identificar elementos construtivos (como muros, torres, portas, albacar, entre outros) que possam remontar ao período islâmico ou ao período cristão inicial (até ao reinado de D. Afonso III).
A investigação adota uma perspetiva comparativa com outras fortalezas do al-Andalus, construídas durante o período califal e o período das taifas, procurando identificar padrões construtivos e soluções de adaptação ao terreno que sustentem a formulação de uma hipótese sobre a configuração da fortaleza islâmica que existiu no local. Para esse fim, serão articuladas três vertentes metodológicas: a análise arqueológica de vestígios existentes noutras fortalezas equivalentes, a investigação historiográfica da arquitetura militar islâmica e a análise topográfica dos terrenos onde se situam os casos de estudo selecionados (como Badajoz, Albarracín ou Málaga).
Caso se revele necessário, a investigação poderá incluir casos de estudo de construções ou adaptações dos séculos XII e XIII. Os resultados desta investigação deverão permitir a elaboração de uma reconstrução virtual, historicamente fundamentada, da fortaleza islâmica que antecedeu o Palácio Nacional de Sintra.
Plano de Trabalhos
Ao longo de dezoito meses, o/a assistente de investigação selecionado/a trabalhará em articulação com a equipa do palácio de forma a garantir a troca de conhecimento sobre o tema e com vista à elaboração de uma reconstrução virtual da fortaleza islâmica.
Compete ao/à assistente de investigação:
- Preparar, desenvolver e implementar um plano de investigação individual que responda às necessidades da equipa do Palácio Nacional de Sintra;
- Participar em reuniões de trabalho com a equipa do Palácio Nacional de Sintra;
- Proceder ao levantamento, análise crítica e sistematização de fontes arqueológicas, historiográficas e topográficas sobre fortificações islâmicas do al-Andalus;
- Redigir um artigo científico original, para uma revista académica com revisão por pares;
- Redigir um relatório final de investigação ou um texto para publicação (c. 10.000 palavras) que sintetize os resultados obtidos.
Local
A prestação de serviços será desenvolvida em regime híbrido, com trabalho presencial, pelo menos, uma vez por semana no PNS.
Início e Vigência da Prestação de Serviços
O contrato inicia os seus efeitos a 1 de janeiro de 2026 e tem a duração de 18 (dezoito) meses.
Critérios de elegibilidade
Os candidatos que se apresentem a concurso devem apresentar as seguintes habilitações e competências:
- Mestrado, ou equivalente, em Arqueologia, Arquitetura, Topografia/Cartografia Histórica/Geografia Histórica, História, História da Arte, Estudos Islâmicos, ou Património;
- Competências demonstradas ao nível da investigação académica;
- Compreensão das línguas portuguesa, inglesa (leitura) e castelhana (leitura);
- Competência de escrita académica em português, inglês ou castelhano.
Para o processo de seleção serão valorizados os seguintes fatores:
- Experiência em projetos de investigação;
- Formação em diferentes instituições académicas;
- Percurso internacional dos candidatos;
- Compreensão do árabe (leitura).
Apresentação da candidatura
As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 21 de novembro de 2025.
As candidaturas devem ser formalizadas através de envio de mensagem de correio eletrónico com o assunto “PNS_FORTALEZAS” para o endereço [email protected] acompanhada, obrigatoriamente, dos seguintes elementos em formato PDF:
- Curriculum Vitae do candidato;
- Carta de motivação (500 palavras);
- Amostra de texto elaborado pelo candidato (capítulo, artículo, apresentação oral, etc);
- Identificação de dois contactos de referência (nome, cargo, e-mail).
Avaliação
A seleção do/a assistente de investigação resultará da ponderação da avaliação dos seguintes elementos apresentados pelos candidatos elegíveis:
- Curriculum Vitae: 30%
- Carta de motivação: 10%
- Amostra de texto: 30%
- Entrevista: 30%
Critérios de avaliação
Curriculum Vitae:
- Adequação da experiência de investigação ao âmbito do projeto do PNS;
- Experiência na elaboração de textos científicos;
- Experiência na utilização de métodos digitais na investigação;
- Experiência em projetos de investigação;
- Formação em diferentes instituições académicas e percurso internacional.
Carta de motivação:
- Expetativas dos candidatos quanto à integração do projeto do PNS nos seus projetos profissionais;
- Adequação da experiência dos candidatos aos objetivos do projeto do PNS;
- Contributos dos candidatos ao projeto do PNS.
Amostra de texto:
- Qualidade da escrita e erudição do texto;
- Hipótese e capacidade de argumentação, análise de fontes, fundamentação bibliográfica e capacidade de discussão teórica;
- Competências ao nível da referenciação bibliográfica e formatação de texto académico.
Entrevista:
- Adequação do percurso profissional individual aos objetivos do projeto do PNS;
- Motivação;
- Empatia;
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Sentido de responsabilidade.
Apenas os candidatos elegíveis que obtenham uma nota superior a 50% após a ponderação da avaliação do curriculum vitae, carta de motivação e amostra de texto serão convocados para entrevista. Os resultados do processo de seleção serão comunicados por e-mail no prazo de dez dias úteis após a conclusão da fase de entrevistas. Após notificação dos resultados, os candidatos dispõem de um período de cinco dias úteis para se pronunciarem sobre os resultados. Findo este período, a Parques de Sintra disporá de dez dias para anunciar os resultados finais.