Corrida Fim da Europa – 29 de janeiro: cortes de trânsito. Saiba mais  /// Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais 

Le Concert de La Loge no Palácio de Queluz

TM2022 221028 Leconcertdelaloge
Novidade

Local

Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz

Data

28 outubro 2022

Hora

21:00

Bilhetes

15€

Este programa homenageia a música dos salões nas vésperas da revolução francesa, com um concerto para piano, uma sinfonia de salão e árias de ópera francesas da época. Destaca-se a utilização, neste concerto, do raro pianoforte histórico Clementi, pertencente ao acervo deste palácio.

 

"Foi sob as arcadas do Palais-Royal parisiense que, na década de 1770 estalou a “Querela entre os Gluckistas e os Piccinistas”, uma violenta controvérsia sobre a necessidade de adaptar a tragédia lírica francesa ao gosto italiano da ópera, então em voga. A criação de 'Orfeu e Eurídice' de Gluck, revista pelo próprio compositor e apresentada no Teatro do Palais-Royal a convite de Marie Antoinette em 1774, foi o prelúdio deste conflito. Tal não impediu a futura rainha de tomar como compositor favorito o principal porta-estandarte da fação oposta, Antonio Sacchini (1730-1786), cuja instalação em Paris contribuiu para que ocorressem notáveis evoluções na escola francesa de canto nesse período. Embora, neste debate, não se tenha distinguido um verdadeiro vencedor, importa reter que foi Gluck quem acabou por ter sobre os seus contemporâneos da geração mais jovem a influência mais considerável. Encontramos a sua marca, nomeadamente, no discreto Jean-Baptiste Moyne (1751-1796), também conhecido como Lemoyne, autor de nada menos que 16 óperas, na sua maioria encomendadas pela Academia Real de Música; bem como em Henri-Joseph Rigel (1741-1799), figura do Concert Spirituel e músico relevante para a transição do cravo para o piano em França, sendo autor de obras raras, que colocam, inclusivamente os dois instrumentos em diálogo. Johann Christoph Vogel (1756-1788), reputado trompista e hábil compositor de origem germânica, foi outro fervoroso defensor da reforma Gluckista. A sua 'Demofonte', obra representativa dos enlevamentos tempestuosos da corrente Sturm und Drang, levada à cena pouco depois da sua morte prematura aos 32 anos, é aclamada pelo público e pela crítica, tendo a sua abertura permanecido inscrita no repertório da Opéra durante largas décadas."

 

Lucien Pagnon (concertino e solista)

Programa

Henri-Joseph Rigel (1741-1799)

Concerto para piano

 

Antonio Sacchini (1730-1786)

‘Chimène, ou Le Cid’: Ato 3 (Chimène), recitativo e ária “C’est votre bonté que j’implore”

 

Christoph Willibald Gluck (1714-1787)

‘Orphée et Eurydice’: recitativo e ária “Fortune ennemie”

 

Jean-Baptiste Lemoyne (1751-1796)

‘Phèdre’: recitativo e ária “Il va venir, c’est Phèdre qui l’attend”

 

Johann Christoph Vogel (1756-1788)

‘Démophon’, Dircée: recitativo e ária “Age d’or Ô bel âge”

 

André-Ernest-Modeste Grétry (1741-1813)

Lucile: “Hélas je touchais de si près!”

Richard cœur de Lion: “Je crains de lui parler la nuit”

Céphale et Procris: “Plus d’erreur plus d’espoir qui console mon âme”

 

François-Joseph Gossec (1734-1829)

Sinfonia em quarteto

 

TM Apoios Comtptxfr

Músicos

  • Chantal Santon Jeffery (soprano)
  • Justin Taylor (pianoforte)
  • LE CONCERT DE LA LOGE: Julien Chauvin (violino I e direção); Anaïs Perrin (violino II); Hélène Desaint (viola de arco); Felix Knecht (violoncelo); Tami Krausz (flauta); Emma Black (oboé)

Saiba mais

Classificação

Maiores de 6 anos 

Mais informações

  • Bilhetes dão acesso apenas ao evento e não incluem a visita geral ao monumento. 
  • Abertura de portas a partir das 20h30.
  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se ao local 15 minutos antes da hora agendada.
  • Os lugares são atribuídos por ordem de chegada, dos lugares na fila mais perto do palco, para aqueles que se encontram mais perto da porta de saída.
  • Após o início do espetáculo, não é permitida a entrada na sala. 
  • Não haverá lugar ao reembolso do valor dos bilhetes devido a atraso ou falta de comparência, salvo em caso de alteração de data ou de cancelamento do evento.
  • Prepare antecipadamente o seu trajeto para chegar ao local sem atraso. Consulte a secção: Planear a visita/Como chegar

Produção

  • Parques de Sintra
  • Divino Sospiro

Apoio

  • Temporada Cruzada Portugal-França 2022
  • Rede Europeia de Música Antiga
  • Direção-Geral das Artes